quarta-feira, 15 de julho de 2009

Deficiência intelectual



Teste do pezinho ampliado pode diagnosticar 46 patologias


O teste do pezinho, exame que detecta precocemente doenças que podem levar à deficiência intelectual, ganha um reforço com o exame de Espectrometria de Massas, mais conhecido como teste do pezinho super, capaz de detectar 46 doenças.O exame, o mais completo de triagem neonatal, é realizado com amostra de sangue retirada do calcanhar do bebê, 48 horas após o nascimento.

A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de São Paulo realiza o procedimento há 33 anos. A instituição foi a pioneira n adoção do exame que, inicialmente, detectava apenas a fenilcetonúria, uma patologia que se não for tratada precocemente leva à deficiência intelectual severa e irreversível.

O trabalho de prevenção resultou em um direito assegurado pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), em 1990. Hoje, a Apae de São Paulo é o maior Serviço de Referência em Triagem Neonatal (SRTN) credenciado pelo Ministério da Saúde, o que habilita a associação a realizar exames de triagem, tratar e acompanhar crianças que apresentam resultados positivos.O laboratório da organização, equipado com tecnologia de última geração, além de ser o pioneiro no teste do pezinho na América Latina, também se destaca por estar entre os três maiores do mundo em números de crianças triadas. Mais informações pelo site www.apaesp.org.br ou pelo telefone (11) 5080-7123.


Fonte Blog da Mente e Cérebro


Nenhum comentário: