segunda-feira, 4 de maio de 2009

Galáxia NGC 2441


Imagem da galáxia NGC 2441, localizada a 46 milhões de anos-luz da Terra, na constelação Ursa Maior. O registro, feito pelo telescópio Spitzer, da Nasa, está ajudando os astrônomos a compreender por que as galáxias têm estrelas espalhadas de forma regular. A explicação estaria nos rios de estrelas jovens, que se espalham a partir de áreas mais quentes e densas, para áreas maiores e distribuídas suavemente.
Entendeu??? Nem eu!!!


Maluco Beleza

Enquanto você
Se esforça pra ser
Um sujeito normal
E fazer tudo igual...

Eu do meu lado
Aprendendo a ser louco
Maluco total
Na loucura real...

Controlando
A minha maluquez
Misturada
Com minha lucidez...
Vou ficar


Ficar com certeza
Maluco beleza
Eu vou ficar
Ficar com certeza
Maluco beleza...

E esse caminho
Que eu mesmo escolhi
É tão fácil seguir
Por não ter onde ir...

Controlando
A minha maluquez
Misturada
Com minha lucidez
Eeeeeeeeuu!...

Controlando
A minha maluquez
Misturada
Com minha lucidez
Vou ficar

Ficar com certeza
Maluco beleza
Eu vou ficar

Ficar com certeza
Maluco beleza
Eu vou ficar

Ficar com toda certeza
Maluco, maluco beleza...

(Raul Seixas)

Anjos...

Muitas vezes, Deus manda anjos para nos proteger e encher nossas vidas de luz e de paz. Nem sempre percebemos isso e acabamos por não dar a essas pessoas o devido valor.
Mas aí, Deus coloca umas pedras em nosso caminho, apenas para que os tropeços nos mostrem as mãos estendidas para nos apoiar.


Dicas de ortografia


Gente, por favor, ideia não tem mais acento, nem joia e nem jiboia. Também perderam os acentos as palavras: leem (ler), creem (crer), veem (ver), deem (dar).  O trema é outro que foi pro espaço. Desta forma, lingüiça virou linguiça. 

Aí vão algumas dicas das novas regras de ortografia. Porém, sugiro a quem interessar que compre o Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa (VOLP), da Academia Brasileira de Letras, 5ª edição.

Novas regras de ortografia 

ALFABETO – passa a ter 26 letras, com a entrada das consoantes K, W e Y.

TREMA – Permanece só em palavras estrangeiras, como Müller.

ACENTUAÇÃO:

  1. Não de usa mais o acento agudo em ditongos abertos éi e ói das palavras paroxítonas (palavras que têm acento tônico na penúltima sílaba). Exemplos: bóia = boia; colméia = colmeia; idéia = ideia; jibóia = jiboia; apóia = apoia (verbo apoiar); geléia = geléia; platéia = plateia.
  2. Nas palavras paroxítonas, não se usa mais o acento no i e no u tônicos quando vierem depois de um ditongo (união de duas vogais). Exemplos; baiúca = baiuca; feiúra = feiura; bocaiúva = bocaiuva. Se a palavra for oxítona e o i ou o u estiverem em posição final (ou seguidos de s), o acento permanece. Exemplos: Piauí, Tuiuiús.
  3. Não se usa mais o acento das palavras terminadas em êem e ôo(s). Exemplos: abençôo = abencoo; crêem (plural do verbo crer) = creem; dêem (plural do verbo dar) = deem; dôo (verbo doar) = doo; enjôo = enjoo; lêem (plural do verbo ler) = leem; vêem (plural do verbo ver) = veem; vôos = voos; zôo = zoo.
  4. Não se usa mais o acento que diferenciava os pares pára/para; péla(s)/pela(s); pólo(s)/polo(s) e péra/pêra. Exemplos: Ele pára o carro = Ele para o carro; Ele foi ao Pólo Norte = Ele foi ao Polo Norte; Esse gato tem pêlos brancos = Esse gato tem pelos brancos. 

    Obs: permanece o acento diferencial nas palavras
    pôde/pode (tempos verbais), e pôr (verbo)/por(preposição). Também permanecem os acentos que diferenciam o singular do plural dos verbos
    ter e vir. Ele tem dois carros / Eles têm dois carros; Ele vem de Sorocaba / Eles vêm de Sorocaba; Ele mantém a palavra / Eles mantêm a palavra.

HÍFEN – Algumas regras do uso do hífen foram alteradas: 

1. Palavra iniciada em H:

Regra básica: Sempre se usa o hífen diante de h: anti-higiênico, super-homem,

Exceção: subumano.

2. Prefixo terminado em vogal:

§     Com hífen diante de mesma vogal: contra-ataque, micro-ondas.

§    Sem hífen diante de vogal diferente: autoescola, antiaéreo.

§    Sem hífen diante de consoante diferente de r e s: anteprojeto, semicírculo.

§    Sem hífen diante de r e s. Dobram-se essas letras: antirracismo, antissocial, ultrassom. 

3. Prefixo terminado em consoante:

§     Com hífen diante de mesma consoante: inter-regional, sub-bibliotecário.

§     Sem hífen diante de consoante diferente: intermunicipal, supersônico.

§     Sem hífen diante de vogal: interestadual, superinteressante. 

4. Prefixo terminado em R, seguido de R:

Com hífen quando os prefixos terminam com r (ou seja, hiper, inter e super):
hiper-requintado, inter-resistente, super-revista

Mãe - amor em forma de presente


Domingo próximo (10) é Dia das Mães. Independentemente de sua personalidade – seja moderna, seja caseira –, mãe gosta de ser lembrada e reconhecida pelos anos em que dedicou tempo e disposição para alimentar, cuidar e educar seus filhos. Presenteá-las no seu dia é uma forma de materializar o agradecimento. Para isso, e garantir a escolha do mimo capaz de derretê-la, o mercado está repleto de novidades. Confira aqui algumas das sugestões que demos no caderno especial "Mãe - amor em forma de presente", publicado pela Folha de S. Paulo.

Surpreendentes e de tirar o fôlego

Pacote em spa, passeio de balão, viagem e jantar especial são presentes inusitados e criativos

Que mãe não adoraria ser presenteada com um pacote num spa ou uma matrícula em academia de ginástica ou curso de idiomas? No agitado dia a dia das donas de casa ou executiva que ainda encontram tempo para educarem os filhos e serem amigas e esposas, um kit massagem seria uma agradável surpresa. O que dizer então de um passeio de planador ou um mergulho no mar?

Pois tudo isso é tão possível e fácil quanto entrar numa loja e comprar uma blusa ou acessar a internet e adquirir um liquidificador. O Guia de Experiências Immaginare, por exemplo, oferece a possibilidade de realizar mais de 400 sonhos. Passear de balão, fazer um curso de strip-tease, voar de helicóptero, aprender dotes culinários com um chef famoso, pilotar um carro de Fórmula 1 ou até mesmo voar em um caça MIG Russo são somente algumas das atrações que o Guia oferece.

A empresa, que pertence ao grupo Freeway Brasil, se inspirou em um conceito bem difundido em países como Inglaterra e Portugal, para formatar a novidade no Brasil. As atividades ou os pacotes são adquiridos por meio da compra do Voucher-experiência. O filhão abastece o voucher com a quantidade de pontos que achar adequado e a mamãe pode escolher entre as alternativas a experiência que mais agradá-la dentro de sua faixa de pontuação.

Outra possibilidade é presentear com uma experiência já predefinida, como um day spa, uma viagem ou qualquer das opções disponíveis no catálogo. Para facilitar a escolha, o Guia criou o menu Dia das Mães, subdividido entre diferentes perfis, como mãe coruja, mãe aventureira, mãe executiva, mãe zen e mãe mestre-cuca. Os pacotes, assim como os preços de cada aventura, podem ser conferidos no site (http://www.guiadeexperiencias.com.br/deexperiencias.com.br).

Quem preferir, pode também escolher um dos tratamentos do Spa Jaya – primeiro spa urbano especializado em terapias ayurvédicas. Num ambiente tranquilo e contemporâneo, a casa oferece tratamentos de relaxamento para o completo equilíbrio entre mente e corpo. As técnicas utilizadas são baseadas medicina milenar indiana para aliviar as tensões e o estresse do dia a dia, além de ser considerada preventiva.

Boa alternativa, ainda, é presentear com um pacote de viagem a um dos hotéis ou resorts instalados no interior de São Paulo. Em meio a muita área verde e cercada de comodidades e opções de lazer, as mães podem passar um final de semana relaxante para recuperar o fôlego e voltar à ativa.

Outra dica criativa é oferecer a ela a possibilidade de conhecer a cozinha austríaca. O restaurante Wolf’s Garten, na região de Pinheiros, oferece o menu degustação. O cardápio é escolhido pelo chef Markus, que define o que irá servir ao conversar com o cliente. O menu é composto por entrada, prato com peixe, prato combinado, que pode ser entrada ou pasta, prato carne e sobremesa. O banquete sai por R$ 110,00 e a sensação de realeza não desaparece tão cedo.


Origem da data:
Os gregos saíram na frente

Dia das Mães foi criado na Grécia, mas a homenagem se espalhou pelo mundo e, com ela, o hábito de presentear

Todo mundo tem suas razões para comemorar. Já era assim com as antigas civilizações, que festejavam, cada uma à sua maneira, as conquistas diárias: uma boa colheita, a chuva, o nascimento de um filho e, em algumas, até mesmo a morte. A tradição foi herdada. Hoje existe dia específico para homenagear as bruxas, os pais, os namorados, entre outros. Existe até o Dia da Mentira e o Dia do Cão. Mas nenhum desses é tão especial quanto o Dia das Mães.

Apesar de ter surgido na Grécia antiga, onde os nativos festejavam a entrada da primavera em honra à Rhea – mãe dos deuses –, a comemoração às mães se espalhou pelo mundo. Vários povos adotaram a prática e criaram um dia específico para ela.

No início do século XVII, a Inglaterra passou a dar folga às suas operárias no quarto domingo da Quaresma, para que ficassem em casa com suas mães. O dia era chamado de Mothering Day, o que deu origem ao mothering cake, um bolo para as mães que tornaria o dia ainda mais festivo.

Nos Estados Unidos, as primeiras manifestações em favor da criação de uma data para a celebração das mães foram promovidas em 1872 pela escritora Júlia Ward Howe, autora de O Hino de Batalha da República. Mas foi outra americana, Ana Jarvis, que iniciou a campanha para instituir o Dia das Mães, depois de perder a sua. Para perpetuar a memória da mãe e homenagear as demais, vivas ou mortas, criou-se, então, a data. A primeira celebração oficial aconteceu em 26 de abril de 1910, quando o governador de Virgínia Ocidental, William E. Glasscock, incorporou o Dia das Mães ao calendário de datas comemorativas daquele Estado. Rapidamente, outros estados norte-americanos aderiram ao festejo.

Finalmente, em 1914, o então presidente dos Estados Unidos, Woodrow Wilson, unificou a celebração, estabelecendo que o Dia Nacional das Mães deveria ser comemorado sempre no segundo domingo de maio. A sugestão foi da própria Anna Jarvis.

Mesmo sendo festejado em datas e de formas diferentes, o Dia das Mães tornou-se, então, universal. No Brasil, foi a Associação Cristã de Moços de Porto Alegre que promoveu o primeiro Dia das Mães, em 12 de maio de 1918. Em 1932, o então presidente Getúlio Vargas oficializou a data no segundo domingo de maio. E em 1947, Dom Jaime de Barros Câmara, Cardeal-Arcebispo do Rio de Janeiro, determinou que ela fizesse parte também no calendário oficial da Igreja Católica.

(Por: Márcia Vilas Boas)

Adesivo contador de calorias

Colada à pele, fita adesiva monitora a diferença entre a energia ingerida e gasta durante um dia e envia os dados para o celular do usuário


Pesquisas recentes na área da saúde têm concluido que o resultado de uma dieta não depende
 tanto do tipo de regime escolhido, seja ele livre de gorduras, sem carboidratos ou macrobiótico. A questão é bem mais simples: para emagrecer uma pessoa deve simplesmente ingerir menos calorias do que gasta. Mas como fazer essa conta?

A americana PhiloMetron, uma incubadora tecnológica sediada na Califórnia especializada em projetos envolvendo saúde e o uso de tecnologias sem fio, está desenvolvendo um adesivo colado à pele que monitora a entrada e saída de calorias. Sensores e eletrodos ligados a um chip captam informação do corpo (como temperatura, batimentos cardíacos e condutividade da pele) e um algoritmo transforma esses dados técnicos em quantidade de calorias ingeridas, gastas e a diferença desses valores em um período de 24 horas - não há medição em tempo real.

Depois, o aparelho, do tamanho de um band-aid, manda os dados via conexão Bluetooth para o celular do usuário, no qual um software analisa os resultados. O programa até pode dar sugestões do que fazer no dia seguinte, caso você tenha exagerado nas calorias. Existem, no mercado, sistemas portáteis de determinação de calorias perdidas, mas nenhum deles consegue calcular a quantidade de calorias consumidas - hoje, não há métodos eletrônicos precisos para efetuar o cálculo desse valor.

O sistema que está sendo desenvolvido pela PhiloMetron, entretanto, é confiável para medir valores de até 500 calorias consumidas, o equivalente a uma barra de chocolate de 100 gramas. Darrel Drinan, diretor-executivo da empresa, afirma que o aparelho tem precisão maior na hora de medir o balanço do número de calorias e que essa sensibilidade é suficiente para a determinação de padrões de comportamento dos usuários. De acordo com Drinan, o monitor funciona melhor analisando dados de períodos mais longos, como uma semana, ou um mês, em vez de relatórios diários - podendo estabelecer, por exemplo, um valor médio entre semanas de bom controle alimentar e fins de semana em que houve exageros.

(Fonte: Revista Época)


Só ele quer ser bonito...


Hugh Jackman chega ao Rio de Janeiro na quarta-feira (6). Ator de ‘Wolverine’ vem ao Brasil para divulgar o novo filme da saga X-Men.

O ator australiano Hugh Jackman, protagonista do filme “X-Men – Origens: Wolverine”, chega ao Rio de Janeiro na quarta-feira (6). De acordo com a assessoria de imprensa da distribuidora Fox, ele dará uma entrevista coletiva à imprensa sobre o longa, que estreou na última sexta-feira. 

Esta não será a primeira visita de Jackman ao Brasil. Ele esteve aqui em 2001, divulgando o filme “Swordfish – A senha”. Em entrevista ao G1, ele afirmou que tinha ótimas lembranças do país. "Amei o Brasil, me lembra muito a Sydney. Não vejo a hora de voltar."

Escolhas


Eu cresci vendo a minha vó fazer quadros em telas de tapeçarias. Com linhas de várias cores, ela ia bordando até que o desenho já impresso na tela ganhasse vida. Depois de pronto, olhávamos admirados a imagem, fruto da hábil mão que soube colocar, nos minúsculos quadros da tela, a linha apropriada. As linhas estão para um quadro bordado, como as escolhas para a nossa vida. O que realça e desenha a nossa existência é um feixe de grandes e pequenas decisões que formam os quadrantes da nossa história pessoal.

A escolha é um privilégio natural que todo ser humano tem. O filósofo dinamarquês Kierkegaard já nos advertia que a escolha é uma realidade intrínseca à nossa existência. Ou por outras palavras, nós sempre teremos escolha. Acontece que algumas escolhas trazem conseqüências com as quais não queremos conviver. Então, escolhemos o caminho menos custoso para nós mesmos e depois, num artifício psicológico criado para nos consolar e defender, dizemos: "desculpe, eu não tive escolha".

Errado. Tivemos e sempre teremos escolhas diante de nós, o que nos falta é a coragem para assumir as implicações das escolhas mais difíceis, que nem sempre são as mais prazerosas. Dada a importância central das escolhas para nossa vida, não seria óbvio que nós tivéssemos todo cuidado com elas? Não seria importante que aprimorássemos cada vez mais o processo de escolher a fim de produzir as melhores escolhas possíveis? Não faria sentido que tivéssemos um grupo de princípios diante de nós a partir dos quais nossas escolhas pudessem ser feitas?

Que suas linhas (escolhas) manuseadas com sabedoria e precisão construam um belo desenho (sua vida) capaz de inspirar e dar direção a muitos!


Mala sem alça

Que atire a primeira pedra quem nunca teve na vida uma mala sem alça.  Quem já passou por isso sabe como é árdua a tarefa. Você empurra de um lado, ela empaca do outro... Você tenta carregar no colo, ela pesa demais. 

Não se engane, o mundo está cheio delas. Existem de vários tamanhos e formatos:
Há aquelas que são imensas, mas a bagagem interior é insignificante;
Há as lindas por fora, mas quando você analisa por dentro são verdadeiras latas de lixo ambulantes;
Há as minúsculas, mas cujo o interior é feito de pedra, pesam mais do que as outras;
Há aqueles modelos que vêm com propaganda enganosa, dizendo ter mil e uma utilidades, mas que no final das contas só ocupam espaço na sua vida;
Há também aquelas que se acham verdadeiras preciosidades, mas que no fundo não passam de uma sacolinha de feira daquelas bem ordinárias (e sem alça ainda por cima).

Os modelos são muitos. Qualquer hora, certamente, você irá topar com uma. Se isso acontecer, não caia em tentação.  Não corra o risco de levar pra casa uma tralha sem utilidade. Agora, se você já tem uma, livre-se dela o mais rápido possível. E verás como a sua vida ficará mais leve.


She


Ontem eu fui dormir com o Hugh Grant (calma... estava passando "Um lugar chamado Notting Hill", num canal da TVA) e lembrei que alguém, que eu amo demais, um dia dedicou a mim a música She (tema do filme), colocando-a como toque de seu celular para as minhas chamadas. Adormeci feliz e agradecendo por ser amada. 

A letra diz mais ou menos o seguinte:

She (tradução)

Elvis Costello

Ela

Ela pode ser o rosto que não esquecerei
Um traço de prazer ou de tristeza
Talvez meu tesouro ou o preço que
tenho de pagar
Ela pode ser a música que o verão canta
Talvez o frescor que o outono traz
Talvez centenas de coisas diferentes
No espaço de um dia

Ela pode ser a bela ou a fera
Talvez a fartura ou a fome
Pode transformamr cada dia num paraíso ou num inferno
Ela pode ser o espelho do meu sonho
Um sorriso refletido na água
Ela pode não ser o que parece ser
Dentro de sua concha

Ela que sempre parece tão feliz na multidão
Com o olhos tão pessoais ou tão orgulhosos
Mas que não podem ser vistos quando choram
Pode ser o amor que não se deve esperar que dure
Pode vir para mim como sombras do passado
Que me lembrarei até o dia de minha morte

Ela deve ser a razão para que eu sobreviva
O motivo de eu estar vivo
De quem eu cuidarei na alegria e na tristeza

Eu acolherei seu riso e suas lágrimas
E os guardarei como meus souvenirs
Por onde ela for eu tenho que estar
O sentido da minha vida é
Ela
Ela, oh, ela

Segue link para quem quiser conferir a música. É realmente muito linda...

http://www.youtube.com/watch?v=ehzD2A0e-kw


Sonho de consumo...

Nas duas últimas semanas eu fiz tantas matérias de utilitários esportivos - os SUVs - e motos, para a Folha de S. Paulo, que até fiquei com desejo de comprar um pra mim. Olha que graça esse compacto que a Audi irá lançar em breve aqui no Brasil. Batizado de Metroproject Quattro - A1 - o modelo será equipado com motor 1.4 litro TFSI, com injeção direta de combustível, que gera 150 cavalos de potência e permite o compacto acelerar de 0 a 100 km/h em 7,8 segundos e ter velocidade máxima de 201 km/h. 

Outro que promete aguçar o sonho dos aficionados por carros é o BMW X1. O modelo, assim como todos os novos da BMW, terá a tecnologia Efficient Dynamics, que combina uma série de tecnologias, como o sistema start/stop (que desliga o carro quando ele fica muito tempo parado, voltando a ligá-lo quando se aciona o acelerador ou a embreagem), alternoarranque (um alternador que faz as vezes de gerador, ou vice-versa), frenagem regenerativa e outras iniciativas “verdes”, para menores emissões e mais eficiência energética, ou seja, menor consumo de combustível. Por ser um utilitário pequeno, a marca deve adotar os motores a diesel que vem tentando popularizar nos EUA. Já que o custo da versão híbrida é muito alto. Assim como o concorrente da Audi, o BMW X1 também deve chegar ao mercado em 2010.



UAU... vou já encomendar o meu!



Casca de pão...


O texto abaixo foi enviado hoje por uma amiga querida, a Tainá. 

Conta a história que um casal tomava café da manhã no dia de suas bodas de prata. A mulher passou a manteiga na casca do pão e a entregou para o marido, ficando com o miolo.
Ela pensou: "Sempre quis comer a melhor parte do pão, mas amo demais o meu marido e, por 25 anos, sempre lhe dei o miolo. Mas hoje quis satisfazer meu desejo. Acho justo que eu coma o miolo pelo menos uma vez na vida".
Para sua surpresa, o rosto do marido abriu-se num sorriso sem fim e ele lhe disse: - Muito obrigado por este presente, meu amor. Durante 25 anos, sempre desejei comer a casca do pão, mas como você sempre gostou tanto dela, jamais ousei pedir!

Moral da história:
Você precisa dizer claramente o que deseja, não espere que o outro adivinhe... Você pode pensar que está fazendo o melhor para o outro, mas o outro pode estar esperando outra coisa de você... Deixe-o falar, peça-o para falar e quando não entender, não traduza sozinho. Peça que ele se explique melhor.


VIDA


A vida já me deu, e continua dando, tudo de que eu preciso pra ser feliz: um amor, um filho, uma família, amigos verdadeiros, uma profissão, a oportunidade de ver coisas lindas e conhecer lugares incríveis, de sentir um toque de carinho, de fazer o bem ao próximo, de ler muitos livros, de estudar, de ouvir os mais belos sons - como o choro do meu filho ou a primeira vez que ele disse "mamãe eu te amo"-; além de bens materiais.

É POR TUDO ISSO QUE EU DIGO SIM À VIDA. OBRIGADA, EU SOU MUITO FELIZ!


DEUS É AMOR

É impressionante como algumas pessoas usam o nome de DEUS em vão. Eu sempre me pergunto se será que essas pessoas realmente sabem o significado da FÉ. 

É fácil se esconder atrás de conceitos pré-definidos, de palavras vazias. Achar que sabe tudo e que o outro é ignorante, apenas porque possui uma crença diferente. 

Será que não está na hora dessas pessoas entenderem que o mundo é muito maior que o quintal de suas casas? Que a vida só dá chance àqueles que lutam e que buscam seu lugar ao sol? Que DEUS, e só Ele, pode julgar os nossos atos? E que um dia também serão cobrados pelo mal que fazem? 

Então, meu DEUS, eu me pergunto todos os dias, por que existe tanta gente cega e medíocre nesse mundo? Tantos falsos profetas que se acham no direito divino de criticar sem, ao menos, olhar para o próprio rabo? 

Eu só posso ter dó dessas pessoas, pois são fracas. Não entedem o verdadeiro valor da VIDA.



Castelos de areia...

Algumas pessoas constroem vidas... Erguem casas, criam filhos, amam e se decepcionam, voltam a amar, sentem dor, medo, frio, riem, choram, vão ao espaço ou ao supermercado; outras, constroem castelos na areia... sem se dar conta de que o vento um dia destruirá seus sonhos.