quinta-feira, 20 de agosto de 2009

O vazio pesa


Sabe aqueles dias que a gente se procura e não se acha em lugar nenhum?

Que o vazio chega a ter peso dentro do peito e dói?

É, o vazio pesa, contrariando todas as leis da física!

E quanto mais vazio o coração fica, mais pesado ele é, e mais ele dói...

Ando de lá pra cá e não encontro pouso... tudo é tão sem graça, como se toda a beleza do mundo tivesse se esvaído.

Caminho sem rumo pela cidade.

O vento passa por mim como a zombar da minha apatia.

Não vejo mais o tumulto do ir e vir das calçadas apinhadas de gente, nem ouço o burburinho das conversas nos bares.

As buzinas também silenciaram.

É como se o mundo, de repente, tivesse parado, e só a solidão do meu peito estivesse a gritar.

Nos olhos, já sem lágrimas, a esperança se foi.

As mãos estão sem força e os pés estão cansados.

O corpo sente frio, mas não se importa, pois perdeu o abraço que o acalentava.

Na boca, o gosto é de fel.

O amor recolheu-se num canto, cabeça baixa, sem nada entender...

O carinho está de braços cruzados...

O sangue caminhando nas veias...

A saudade na janela...

A fé cansada, suspirando fundo...

O sonho insone, gesticulando, gritando, tentando animar os demais.

Preciso encontrar meu lugar!!!

Quero que meu sangue ferva,

Quero amor sem pressa e sem hora,

Quero mesa pra dois,

Beijo na nuca na escada rolante,

Quero segredos derramados na orelha,

Quero guerra de travesseiros,

Quero ombro no cinema,

Quero mãos dadas na calçada,

Quero conversar até altas horas,

Quero rir em parceria,

Quero dançar no tapete,

Quero olho no olho,

Quero sinceridade,

Quero confiança,

Quero entrega,

Quero pouso,

Quero fazer falta!!!!


O AMOR É IRRACIONAL.

É EGOÍSTA.

É DESCONFIADO.

QUEM AMA ACHA QUE PODE TUDO.

E QUER TUDO TAMBÉM DO OUTRO.

NÃO ADIANTA ESPERAR COERÊNCIA DOS APAIXONADOS.

ISSO NUNCA EXISTIRÁ.

DO CONTRÁRIO, NÃO TERÁ SIDO AMOR.

Nunca é tarde para o Amor

Não digas que já é tarde, nada é demasiado tarde nesta vida. Nem o amor! Não me digas que já não o sentes e não me digas que não gostas de ouvir-me dizer que te amo. O Amor está guardado nas lembranças dos nossos momentos, dos pequenos atos e até mesmo nas cartas que não me escreveste porque estava sem tempo.

O meu Amor por ti é intemporal. Portanto não interessa que me digas hoje que é tarde, porque amanhã saberei que é cedo. Tu em algum momento da tua vida irás entender que é assim que tem de ser, o amanhã é previsível quando se ama porque já estamos certos de amar.

É tarde para tudo hoje, menos para Amar. É tarde para amarrares os cordões direito e não caíres nas escadas da casa da tua infância, é tarde para pedires desculpa ao teu irmão por lhe teres roubado a caneta vermelha, é tarde para as pequenas coisas do passado. Um dia irei dizer-te que é tarde para me pedires desculpa por tudo o que me fizeste, mas não irei deixar de te Amar, porque nunca é tarde para o Amor e porque sei que sempre te amarei.

Queria ligar-te agora, mas deves andar ocupado. Queria contar-te que estou triste por teres partido; queria convidar-te para um café e acabar, quem sabe, aconchegada nos teus braços novamente. Mas não posso! Não posso querer! Tenho de te fazer ver antes que o Amor é mais do que um momento apenas. E que nunca é tarde demais quando se tem o coração tomado por ele.

(autor desconhecido)


A lágrima

Dizem que quando a tristeza não cabe mais no coração, ela transborda pelos olhos em forma de lágrimas. Não sei se isso é verdade, porque às vezes choramos também de alegria. Mas o fato é que quando o coração já não aguenta mais a dor da perda e quando as forças estão chegando ao fim, as lagrimas brotam abundantes dos olhos.

Uma lágrima é como um grito de socorro que vem do interior em busca de algo que cure a ferida, o que por vezes não é encontrado. Nesse caso, a única solução é chorar até não poder mais; chorar até nosso corpo estar tão cansado que caia num sono profundo e por vezes eterno.

No dia seguinte, a pessoa que acorda poderá não ser a mesma, algo poderá ter morrido, algo bem lá no fundo, algo muito precioso e diferente de todos as outras coisas. Quando isso acontece, é porque as lágrimas lavaram a alma. E então terá valido a pena chora.


Para enfeitar a noite do meu bem


Hoje eu quero a rosa mais linda que houver

Quero a primeira estrela que vier

Para enfeitar a noite do meu bem


Hoje eu quero paz de criança dormindo

E o abandono de flores se abrindo

Para enfeitar a noite do meu bem


Quero a alegria de um barco voltando

Quero a ternura de mãos se encontrando

Para enfeitar a noite do meu bem


Hoje eu quero o amor, o amor mais profundo

Eu quero toda beleza do mundo

Para enfeitar a noite do meu bem


Ai, como esse bem demorou a chegar

Eu já nem sei se terei no olhar

Toda a ternura que eu quero lhe dar


A noite do meu bem - Dolores Duran

EU QUERO...


AS RESPOSTAS QUE NUNCA VÊM;
A CERTEZA DE QUE AMANHÃ SERÁ MELHOR QUE HOJE;
QUE O MUNDO PARASSE POR ALGUNS SEGUNDOS;
MANDAR TODA A TRISTEZA PRA PQP;
TOMAR AS CAIPIRINHAS DE SAGATIBA DA FLÁVIA;
MORRER DE TANTO RIR;
COMER VÁRIAS BOMBAS DE CHOCOLATE DA OFNER;
MERGULHAR NO MAR DO CARIBE;
ABRAÇAR TODOS OS AMIGOS;
DAR UM BEIJO DEMORADO;
FAZER AMOR NA CHUVA;
NÃO SENTIR MEDO NEM SAUDADE;
TODA A FELICIDADE DO MUNDO;
MEU ESPÍRITO EM PAZ.

Ioga evita obesidade

A prática regular de ioga pode impedir o aumento de peso a partir da meia-idade e promover o emagrecimento de pessoas com sobrepeso. Estes benefícios têm maior relação com a capacidade do praticante de ioga adotar uma alimentação consciente do que com a atividade física em si.

Um estudo feito por equipe do Centro de Pesquisas em Câncer Fred Hutchinson e publicado na última edição do jornal da American Dietetic Association confirmou esse mecanismo. Perder o excesso de peso corporal é um dos pontos fundamentais para controlar o colesterol e diminuir o risco de doenças cardiovasculares.

A pesquisa mostrou que a pratica da ioga atua no controle da fome e da saciedade. “Em um estudo inicial, descobrimos que, em um período de dez anos, pessoas de meia-idade que praticavam ioga ganharam menos peso que os não-praticantes, independentemente dos padrões alimentares e de atividade física. Então fomos investigar a hipótese de que a autoconsciência – que é desenvolvida direta ou indiretamente por meio da ioga – pode influir nos hábitos alimentares”, diz Alan Kristal, coordenador do estudo e professor da faculdade de Saúde Pública da Universidade de Washington.

Os pesquisadores descobriram que pessoas que comem de forma consciente – que sabem por que comem cada alimento e param de comer quando estão saciadas – são mais magras do que aquelas que se alimentam de forma inconsciente – comendo sem ter fome ou em resposta a estados de ansiedade ou depressão.

Na pesquisa, a forte associação entre a prática de ioga e a consciência alimentar não foi observada em outros tipos de atividade física, como caminhar ou correr.

“Essas descobertas confirmam a hipótese de que a ioga promove a alimentação consciente e gera um menor ganho de peso no decorrer do tempo, e que isto ocorre de forma independente da atividade física em si”, afirma Kristal.

A pesquisa foi realizada com mais de 300 pessoas. Entre elas, 40% praticavam ioga mais do que uma hora por semana, 46% caminhavam pelo menos 90 minutos por semana e mais de 50% praticava atividades físicas de intensidade alta ou moderada por mais de 90 minutos por semana.

O peso médio de todos os participantes estava dentro dos parâmetros considerados normais, mas o índice de massa corporal (IMC) dos praticantes de ioga era menor do que o dos que não realizavam a atividade. Do mesmo modo, o IMC mais baixo foi associado a uma melhor pontuação no questionário feito para avaliar o grau de consciência alimentar dos participantes.

“Comer de forma consciente é uma habilidade que faz com que as estratégias convencionais para perder peso, como fazer dieta ou contar calorias, tenham melhor resultado. Acrescentar a prática de ioga a um programa de emagrecimento tradicional vai torná-lo mais eficaz”, conclui Kristal.

(Fonte Terra)

Machismo é prejudicial à saúde

Manter a pose e cultivar os estereótipos do “machão” é um dos motivos que fazem com que os homens morram mais cedo do que as mulheres.

Os antigos ideais de masculinidade fazem com que grande parte dos homens não procure o médico nem adote programas de prevenção, que são fundamentais para o controle e a diminuição de doenças crônicas, como as cardiovasculares, a maior causa de morte nos países desenvolvidos e em desenvolvimento, e o câncer.

Novas descobertas, baseadas em dados estatísticos, apontam para essa relação entre o estereótipo machista, a falta de cuidados preventivos com a saúde e a menor expectativa de vida da população masculina. Nos Estados Unidos, por exemplo, mulheres vivem, em média, até os 80 anos, enquanto os homens têm, em média, uma previsão de viver até os 75 anos.

Um novo estudo, realizado na Universidade Rutgers, em Nova Jersey, examinou dados de 1.000 homens de meia-idade. Os pesquisadores avaliaram os ideais de masculinidade desses homens, suas condições sócio-econômicas e a aderência dos participantes aos programas básicos de saúde preventiva, como consulta médica anual e exame de próstata.

Para identificar o “nível de machismo” dos participantes, os pesquisadores usaram uma lista de afirmações do tipo “O marido tem sempre a palavra final” ou “Fico muito incomodado quando vejo um homem fazendo algo que considero feminino”. Os participantes tiveram que avaliar cada afirmação em uma escala que ia do “concordo plenamente” ao “discordo totalmente”.

Entre os homens que concordavam plenamente com as afirmações que representavam o “ideal do macho”, 26% não haviam feito consulta e check-up médico no ano anterior. Quase 30% deles não tinham feito exame de próstata e quase 50% não havia realizado todos os procedimentos básicos (consultas, exames, check-up, vacinação).

“Nossa pesquisa sugere que crenças arraigadas sobre a masculinidade são a causa central para a pior condição de saúde dos homens, na medida em que elas reduzem a sua aderência aos cuidados preventivos recomendados”, diz Kristen Springer, um dos autores do estudo.

A pesquisa também mostrou que, entre os homens com crenças de masculinidade muito arraigadas, a melhor condição sócio-econômica só piora o quadro em relação aos cuidados com a saúde. Segundo os pesquisadores, quanto maior a posição social e profissional do homem com ideais machistas, menores as chances de ele procurar serviços preventivos de saúde.

As razões para o machão não adotar cuidados preventivos com a saúde são muitas. Entre as hipóteses levantadas pelos pesquisadores, está o fato de o homem não querer se colocar em uma posição de subordinação como, acreditam, é a do paciente em relação ao médico.

(Fonte Terra)


O dom de ser feliz


Eu queria ter o dom de saber todas as coisas. Se assim o fosse, eu teria a resposta para todas as dúvidas e saberia também qual é a palavra certa para cada momento ou a hora certa de se calar.

Eu entederia melhor as pessoas, conheceria seus pensamentos e saberia o que está dentro de seus corações.

Eu não daria tanto murro em ponta de faca, não quebraria tanto a cabeça, saberia como agir diante das situações mais desesperadoras.

Ao contrário do que sou hoje, seria mais serena, mais madura, Teria menos medo e mais coragem, me arriscaria mais por caminhos desconhecidos.

Se eu soubesse todas as coisas, não cometeria tantos erros. Não teria amado tantas pessoas erradas e nem perdido tanto tempo na vida.

Tomaria mais sol, iria mais à praia, caminharia mais pelas ruas e trabalharia bem menos. Na verdade, levaria bem poucas coisas a sério. Desceria do salto mais vezes e andaria mais descalço pelo quintal.

Se eu soubesse todas as coisas, saberia que o sentido da vida está justamente nisso: NA SIMPLICIDADE DAS COISAS.

Ser FELIZ não depende de dinheiro, mas sim de escolhas inteligentes e de saber valorizar cada momento como se fosse o último.



Pensamento do dia...



"NÃO HÁ NADA A CORRIGIR OU A CONSERTAR EM NÓS, A NÃO SER MELHORAR A NOSSA PRÓPRIA FORMA DE VER AS COISAS."