quarta-feira, 3 de junho de 2009

Frio, frio e mais frio


A massa de ar polar chegou a seu ápice nesta quarta-feira e com isso, o Sul do País registrou temperaturas negativas e recordes de frio do ano em várias localidades. No Paraná foi registrada a menor temperatura do País: -5,4°C no município de Entre Rios, segundo dados do Simepar (Sistema Meteorológico do Paraná). Outras cidades do Estado também registraram mínimas negativas e recordes do ano. Segundo o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), o município de General Carneiro marcou apenas -4,3°C. Guarapuava teve mínima de -1,1 e Ponta Grossa -0,4°C. Nem Curitiba escapou de tanto frio, os termômetros do aeroporto marcaram -2°C, a mais baixa de 2009.


 Foto da geada em Palotina-PR. Fonte: Imprensa C.Valle

Na cidade de Urubici, na serra catarinense, os termômetros registraram apenas -4,4°C, o recorde do ano. Em Caçador, a mínima chegou a -3,4°C, também a mais baixa do ano. Outras cidades a registrarem temperaturas abaixo de zero em Santa Catarina foram: Major Vieira, com -2,5°C, Rio Negrinho com -1,9°C, São Joaquim com -1,8°C e Joaçaba com -1,4°C.

Os gaúchos também tiveram que reforçar os agasalhos nesta manhã de quarta-feira. Em Lagoa Vermelha os termômetros chegaram a -1,2°C e em Erechim a -0,6°C. No município de Santo Rosa, a mínima chegou a zero grau, em Soledade a 0,2°C, em Passo Fundo a 0,3°C e em Bagé a 0,8°C; já em Alegrete a temperatura atingiu 1,3°C e em Santa Maria 1,4°C.

Depois da madrugada mais fria do ano em várias cidades, o sol predomina na maior parte da Região, mas a máxima não passa dos 20°C. O frio da madrugada continua amanhã, mas não há previsão de recordes, com mínima em torno de -2°C na serra de Santa Catarina e centro e leste do Paraná e 0°C no interior do Rio Grande do Sul. Na sexta-feira (5) as temperaturas seguem baixas e a mínima chega a -2°C na serra Geral e a 0°C no centro do Paraná. A máxima entra em elevação e varia entre 23°C e 26°C no norte e litoral do Paraná. Nas demais áreas, a máxima ainda não chega a 20°C.


São Paulo tem madrugadas geladas

Na capital paulista, o frio que hoje chegou a 8ºC por volta das 8 horas na estação meteorológica do Aeroporto do Campo de Marte, na zona norte, só deverá ceder a partir de sexta-feira, informou o Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE) da Prefeitura. Segundo o CGE, a forte massa de ar frio de origem polar permanece atuando sobre o Sudeste e mantendo as temperaturas baixas, principalmente no fim das madrugadas e nas primeiras horas da manhã.

Na madrugada desta quarta-feira, os termômetros das estações meteorológicas do CGE espalhados por várias regiões da cidade registraram novamente temperaturas baixas. Em Parelheiros, extremo sul, por volta das 4h30 a temperatura chegou aos 3,4ºC. Já em Perus, extremo norte, a estação registrou 5,1ºC. São Mateus e Itaquera também tiveram temperaturas baixas, com 7,7ºC e 8,1ºC, respectivamente. 

Fonte: UOL

Nenhum comentário: