terça-feira, 9 de junho de 2009

Felicidade



Temos o costume, irreparável, de ficar procurando a felicidade. Passamos a vida dizendo que "queremos ser felizes", mas não nos damos conta de que a felicidade está presente o tempo todo bem debaixo dos nossos olhos, nas pequenas coisas do dia a dia.

Por que, então, temos o hábito de estragar tudo? Por que reclamamos tanto e não conseguimos enxergar coisas tão óbvias, como a amizade verdadeira, o sorriso franco, o gesto de carinho despretencioso, a flor que desabrochou, o sol que brilha lá fora, etc. Por que perdemos tanto tempo com gente malresolvida e mal-amada (é assim mesmo que se escreve agora). Por que deixamos os calhordas triunfarem enquanto os bonzinhos sofrem?

São tantos porquês que já nem me lembro mais o porquê de ter começado esse texto... Ah, lembrei, pra falar que ser feliz é mais fácil do que a gente pensa, basta começar a querer. Como???? Deixando de ser pessimista, por exemplo; aprendendo a sorrir mais; cuidando da aparência; se afastando da pobreza de espírito; fazendo novas amizades; bincando mais com o cachorro ou com o gato (deixando, inclusive, que eles subam na cama ou no sofá); curtindo mais o hoje, sofrendo menos com o ontem e esperando menos do amanhã; comendo um doce quando se tem vontade ou aquela bela massa calórica; beijando mais na boca; fazendo mais sexo e menos amor; olhando mais para si mesmo e menos para o vizinho; tomando mais sol; se permitindo errar mais; etc, etc, etc...

Esperar para ser feliz é a maior burrice que podemos cometer, pois a vida está acontecendo neste exato momento. Por isso, esqueça os erros do passado, deixe de lado as lembranças tristes, mande embora quem te faz sofrer e as coisas que te fazem mal.

O grande escritor Fernando Pessoa dizia: "O valor das coisas não está no tempo em que elas duram, mas na intensidade com que acontecem. Por isso existem momentos inesquecíveis, coisas inexplicáveis e pessoas incomparáveis."



Nenhum comentário: