segunda-feira, 1 de junho de 2009

A querida dos brasileiros

As casinhas coloridas de El Caminito, no bairro La Boca 


O clima europeu, associado a boas alternativas culturais e gastronômicas, faz com que Buenos Aires seja um destino visitado e muitas vezes revisitado pelos brasileiros – que, como bons amantes do futebol, não podem perder a chance de ver um jogo na Bombonera, estádio do Boca Juniors, bem como visitar o museu do clube, que é bem estruturado.

Pertinho da casa do time mais popular do país pode-se fazer um passeio obrigatório para o bom turista: El Caminito, situado no bairro La Boca. Com suas casas coloridas e ruas amigáveis, ele vale a visita. Na área pode-se encontrar muito artesanato, artistas de rua, além de bares e cafés.


Show de tango numa das muitas praças de Buenos Aires


Em se tratando de cafés, no entanto, o destaque é o Café Tortoni, com mais de um século e meio de história, localizado na Avenida de Mayo. O show de tango, que acontece no porão, não é tão grandioso como outros exibidos na cidade, mas é mais acessível. Para conseguir um lugar é bom telefonar antes ou chegar cedo para deixar o nome na lista. Saindo do Tortoni e caminhando apenas algumas quadras, já dá para ver atrações como a Casa Rosada e a Catedral Metropolitana.

Já quem quer ouvir um tango de ótima qualidade, mas sem o espetáculo de dança, pode conferir datas de apresentação da Orquestra Típica Fernandez Fierro, composta por jovens que já excursionou pelo Brasil e Europa.

Se o interesse for por museus, o de Arte Latino-americana de Buenos Aires (Malba) se destaca. A coleção inclui pinturas, esculturas, gravuras, desenhos, colagens, fotografias e objetos de artistas de vários países latinos, como  Frida Kahlo, Diego Rivera, Joaquín Torres-García, Di Cavalcanti, Jorge de la Vega, Tarsila do Amaral, Pedro Figari e  Guillermo Kuitca.

A Rua Florida, com seu calçadão, atrai os que querem comprar. São lojas para todos os gostos, que incluem a famosa rede de livrarias Ateneo. Mas pode-se encontrar souvenirs, roupas e artigos esportivos. A Lavalle é outra via interrompida para o trânsito com boas opções de comércio e também para comer. Nela há ainda teatros e cinemas, que são bem-vindos nas horas vagas.

Aos domingos, a feira de Sant Telmo é armada no bairro de mesmo nome e traz grande variedade de artesanato e antiguidades, além de casais dançando tango e apresentações musicais da Orquestra El Afronte. 

Mas quem não quer fazer nenhum destes programas – ou algum dos outros variados que a cidade oferece – pode simplesmente sentar num café e pedir uma taça da bebida, acompanhada de mediaslunas. Ou saborear um delicioso alfajor. Ou tomar um bom vinho e comer uma massa caprichada. Só isso e caminhar pelas ruas já desperta o desejo de voltar. 

 Fonte: Editora Contadino

Nenhum comentário: