quarta-feira, 27 de maio de 2009

Os beneficios do chá verde



No site http://www.dietalivre.com.br, a Dra. Mara Andréia Valverde dá dicas de como levar uma vida saudável. O artigo abaixo, de sua autoria, fala sobre os efeitos benéficos do chá verde. 

Eu, particularmente, acredito. Já fiz uso por longo tempo e realmente constatei que a bebida colabora no emagrecimento, principalmente porque melhora o processo de eliminação de líquido do organismo, ajudando a diminuir o inchaço. Além disso, por possuir efeito antioxidante, também promove uma melhora na pele, tornando-a mais viçosa. 

A dica é usar sempre a erva natural (não a de saquinho), que pode ser encontrada em lojas de produtos naturais ou até em alguns supermercados. E, ao contrário do que dizem, não é tão amargo assim. Na verdade, não tem muito gosto. É só não carregar na erva e nem deixar infusão por muito tempo.

Modo de preparo:

Duas colheres de sopa são suficientes para 1 litro de água. Quando a água começar a ferver, desligue o fogo e acrescente a erva. Tampe e deixe agir por uns 10 minutos (no máximo). Depois coe e coloque numa garrafa térmica (não é aconselhável deixar em garrafas plasticas ou alumínio). Pode-se tomar quente, morno ou frio. Eu tomo morno, porque frio é bem ruizinho!

Vamos ao artigo:


CHÁ VERDE - UM ALIADO
 Por: Mara Andréia Valverde

Todos estamos sempre buscando manter a forma e a saúde. Mas com todas as demandas profissionais e pessoais isso parece ficar a cada dia mais distante da realidade. Nesse contexto, é sempre bom saber que é possível contar com a ajuda de alguns colaboradores para facilitar o nosso trabalho. 

O chá verde, por exemplo, tem sido apontado como um aliado nos cuidados com a saúde. Acredita-se que tenha surgido nas terras montanhosas das florestas tropicais das províncias de Sichuan e Yunnan, na China. É feito com folhas e/ou botões de Camélia sinensis, um arbusto nativo do sudoeste da Ásia e cultivado nas regiões tropicais e subtropicais do mundo. 

Este chá de sabor amargo é rico em vitamina k e possui vários compostos polifenólicos com propriedade antioxidante. Os polifenóis são flavonóides do tipo catequina. A epigalocatequina (EGCG) é a mais ativa e a mais estudada. O chá verde possui de 30 a 40% mais polifenóis do que o chá preto, cujo processo de fermentação elimina estas substâncias. Além disso, o verde também possui alcalóides como a cafeína e a teobromina, que tem efeito estimulante. A cafeína no chá é absorvida mais lentamente do que a do café, favorecendo sua ação. 

A possibilidade de que o chá verde ajude com a perda de peso tem sido tópico de recentes publicações científicas. Um estudo publicado no American Journal of Clinical Nutrition demonstrou a presença deste efeito sobre a perda de peso e de gordura corporal. Isso ocorre porque o chá verde aumenta a termogênese e a utilização da gordura presente no tecido adiposo, como fonte de energia. Este efeito é conseguido por seu conteúdo de catequinas e cafeína. 

Para que você possa se beneficiar do consumo deste chá, tradicional entre os orientais, é importante levar em consideração alguns conselhos: 

Primeiro: estudos têm demonstrado perda de peso (1 kg em um mês) moderada, com o consumo de 600 ml a 1 litro de chá por dia. Trata-se se uma quantidade razoável, assim fique atento aos efeitos colaterais do consumo prolongado de chá verde que estão ligados especialmente ao seu conteúdo de cafeína. São eles: irritabilidade e falta de sono. É importante lembrar que o chá verde é rico em vitamina K (uma vitamina com ação anticoagulante), assim esteja atento se você costuma ter problemas com a coagulação do sangue. 

Segundo: este efeito só pode ser conseguido se a ingestão de chá for constante (diária) e por um longo período de tempo. Se você realmente está disposto a entrar nessa, comece a pensar em criar o hábito de tomar este chá diariamente. 

Terceiro: como o efeito do consumo de chá não é muito pronunciado (o uso do chá promove perda de 1 kg por mês), é importante controlar a alimentação para não haver compensação de calorias. Ou seja, a perda de peso por ação do chá pode não ocorrer se houver um aumento leve na ingestão de alimentos no mesmo período. 

Quarto: o chá verde pode funcionar como um aliado no controle de peso, mas não como um substituto de práticas alimentares saudáveis e outros cuidados com a saúde.


Nenhum comentário: