quinta-feira, 12 de novembro de 2009

Casa colorida desperta boas sensações


Eu amo o vermelho e suas variações. Se bem usado, ele deixa tudo mais alegre e sensual. Porém, por tratar-se de uma cor quente, é preciso antes de mais nada saber usá-la de forma equilibrada, seja em roupas ou na decoração da casa. Veja que interessante as dicas abaixo, da designer e consultora de cores e pinturas da Suvinil, Érica Taguti.

A magia das cores

Assim como uma pitada do tempero certo é capaz de transformar uma receita simples em uma maravilhosa refeição, a cor de uma parede ou de um objeto de decoração pode alterar o nosso estado de espírito e humor. Há tonalidades que acalmam, outras que estimulam a criatividade e outras ainda que despertam a sensualidade. Quer aprender a usar as cores da forma certa e criar agradáveis combinações? Então veja as dicas dos profissionais. Você vai aprender a harmonizar os ambientes e deixar seu dia a dia mais equilibrado e feliz!

Vermelho: pura energia

Essa é a cor mais intensa e emocional que existe. Não à toa é a primeira do arco-íris. Ela representa força, coragem, firmeza, paixão e alegria. “Excitante, o vermelho desperta a energia e o entusiasmo e é altamente estimulante. Por isso é preciso usá-lo com equilíbrio: se aplicado com exagero, causa irritação, agressividade e nervosismo”, ensina a designer e consultora de cores e pinturas da Suvinil, Érica Taguti. O vermelho pode ser usado em todos os ambientes da casa. Você pode investir em apenas alguns acessórios ou aplicar em maiores proporções. Tudo vai depender do seu gosto pessoal e da sua intenção. “Quem tem o temperamento agitado deve optar por cores mais suaves, e usar o vermelho apenas em detalhes da decoração. Já quem precisa se energizar e gosta da cor pode usá-la na pintura de paredes ou em grandes móveis”, ensina Érica.

Essa cor é poderosa!

Toques de vermelho aqui e ali fazem uma diferença e tanto no seu bem estar. Para quem está cansada, ela melhora, e muito, o ânimo e a disposição. Desejo sexual em baixa? A cor, sedutora, desperta a paixão. Para os tímidos, o vermelho, usado com moderação, estimula a iniciativa e a coragem. Precisa estimular o apetite? Salpique detalhes vermelhos em sua cozinha. E se a sua sala está fria e apagada, o vermelho vai transformá-la em um ambiente quente e aconchegante.

Sem medo de ousar

“Muita gente pensa que o vermelho, cor forte e marcante, deve ser evitado na decoração por deixar o ambiente pesado e cansativo. Mas não é bem assim. Se usado com bom senso, traz alegria e charme a um espaço sem vida”, ensina Érica. Experimente renovar a casa investindo em alguns acessórios. Uma ótima ideia é decorar a cozinha com utensílios vermelhos. Fica charmosa e alegre. Na sala, espalhe pitadas da cor em tapetes, mantas de sofás, almofadas e velas. Toalhas, jogos americanos, taças e copos deixam a mesa de jantar sofisticada e elegante! “Mas se você fica segura em usar o vermelho na decoração, esqueça e ouse à vontade. Invista em móveis ou pinte uma única parede com a cor, para destacá-la. E nesse caso não exagere nos objetos decorativos. Um aparador de linhas retas e dois ou três adornos formam uma boa composição. E se no começo você estranhar, tenha calma e dê um tempo para se acostumar com o resultado. Apostar no que se gosta sempre tem um final feliz”, explica a designer. Segundo Érica, o vermelho pode ser usado em qualquer ambiente, variando apenas sua tonalidade. Os tons queimados e amarronzados, como vinho, ficam ótimos na sala e no quarto de casal, dando um ar acolhedor e sedutor. Já no quarto das crianças, os tons vivos, próximos ao alaranjado, deixam o ambiente alegre e estimulante. Na cozinha, o vermelho intenso é perfeito: dá charme e desperta o apetite. Na área externa da casa, todos os tons de vermelho ficam muito bem. “Evite apenas o exagero e use a cor com equilíbrio, para que o ambiente não se torne enjoativo e estressante”, alerta a designer.

Crie lindas combinações

Uma das maiores dúvidas ao usar o vermelho na decoração é saber o que fica bem com o que. Para isso, basta usar o bom senso! Se você deseja uma decoração sóbria e neutra, combine a cor com tons de bege, marrom ou verde-acinzentado. Já para os ambientes mais alegres, componha com verde-amarelado, amarelo ou laranja. Com o branco, a combinação fica jovial e descontraída. Siga a dica: numa folha de papel, pincele a cor do piso, cole a referência da tinta que deseja aplicar na parede e as amostras de tecidos escolhidos para a decoração. Leve essa cartela às compras e veja se os móveis que deseja adquirir se encaixam na composição.

Alegre vibração

Verde e vermelho se complementam. São cores opostas, mas se dão muito bem. O excesso de vibração e energia, despertado pelo vermelho, é equilibrado pelo poder relaxante do verde. Se tiver dúvidas na hora de compor a decoração, aposte nessa dupla que não tem erro!Teste mágico: experimente olhar por dois ou três minutos uma peça de cor vermelha. Pode ser uma toalha, uma camisa ou qualquer objeto em que essa cor esteja bem nítida. Depois, olhe para uma parede branca. Imediatamente, a cor verde vai surgir diante dos seus olhos. Isso porque verde e vermelho são cores complementares - uma está sempre ligada à outra.


Nenhum comentário: