quarta-feira, 23 de setembro de 2009

Uma em cada cinco mulheres não chega ao orgasmo


Você não consegue chegar ao orgasmo? Se a resposta for sim, saiba que você não é a única, isso é muito mais comum do que podemos imaginar.

Levantamento realizado pela Secretaria de Estado da Saúde no Centro de Referência e Especialização em Sexologia (Cresex) do Hospital Estadual Pérola Byington aponta que uma em cada cinco mulheres que procuram o serviço não chega ao orgasmo nas relações sexuais.

O estudo, feito com base em 455 atendimentos realizados na unidade entre 2007 e 2008, revelou que 18,2% das pacientes receberam diagnóstico de anorgasmia, ou seja, falta de orgasmo, e outras 5,2%, de inibição sexual generalizada, ou quer dizer que não sentem desejo sexual, não se excitam durante as relações e não chegam ao orgasmo.

O principal problema das pacientes foi o chamado distúrbio do desejo sexual hipoativo, problema que faz com que a mulher simplesmente não sinta desejo de transar, que respondeu por 48,5% dos atendimentos. O diagnóstico foi de dor no coito, em 10% dos casos, e dificuldade de penetração, em 6,9%. Apareceram ainda inadequação sexual, o que significa insatisfação com o padrão de comportamento sexual do parceiro, em 4,9%, e distúrbio de excitação, em 2%.

A maioria dos problemas deste tipo aparece em mulheres que têm entre 40 e 55 anos, quase 45% do total, sendo que 60% dessas são casadas. De acordo com a médica e terapeuta sexual Tânia das Graças Mauadie Santana, coordenadora do Cresex, a maioria dos diagnósticos de distúrbios sexuais é de natureza psicológica, social ou cultural. "Somente 13% das pacientes têm problema de natureza orgânica, como alterações hormonais ou distúrbios originados por alguma doença." (Fonte: Terra)


Nenhum comentário: