sexta-feira, 7 de agosto de 2009

É logo ali...


Uma boa dica de passeio para quem quer sair um pouco da capital neste final de semana é a cidade de Itu. Fundada em 1610 a partir da construção da capela de Nossa Senhora da Candelária, onde hoje está a Igreja do Bom Jesus, o município de Itu teve papel importante na história e cultura brasileira.

Depois do crescimento da região através da produção de cana-de-açúcar, Itu tornou-se a vila mais rica de toda a Província, ficando cada vez mais importante nas questões políticas e econômicas do país. Em 1857 a vila passa a ser considerada cidade e em 1860 entra em conflito com o Império através de seus políticos e fazendeiros por causa da crise internacional do açúcar.

A partir daí, Itu revela-se o berço da República e palco da realização da Primeira Convenção Republicana do Brasil. A cidade prosperaria ainda mais com a produção de café e na era contemporânea com a migração de diversas industrias.

Paralelo a história de Itu, nasce também um incrível conjunto arquitetônico repleto de imensos casarões e diversas igrejas. Caracterizado pelos traços arquitetônicos e a riqueza de detalhes de suas imagens, altares e ornamentos, o barroco paulista, como passou a ser conhecido, se espalha pelas estreitas ruas do centro antigo de Itu e são um ponto alto na visita à cidade.


Igrejas de Itu

Como em muitas cidades brasileiras a religião teve papel primordial na cultura, política e na história do país. Na cidade de Itu não foi diferente, a grande concentração de igrejas e outras construções religiosas ditaram os rumos da evolução da cidade e hoje são um grande patrimônio cultural da região. Todas essas igrejas e templos são partes importantes da história de Itu e do Brasil.


- Nossa Senhora da Candelária (1780)

- Igreja do Carmo (1710 – 1716)

- Igreja do Bom Jesus (1610)

- Igreja de Santa Rita (1728)

- Capela do Senhor do Horto (1804 - 1808)

- Igreja Nossa Senhora do Patrocínio


Atualmente, Itu reúne cultura, hitória, lazer, e compras num só lugar. Além de roteiros e mais roteiros de natureza preservada. Apelidada de "cidade dos exageros", devido a alguns objetos curiosos intalados em seu centro, como o orelhão e o semáforo gigantes, dois pontos de referência na cidade, Itu também é conhecida pelos inúmeros antiquários que abriga.

Uma vez na cidade, não deixe de visitar os casarões da Rua Paula Souza - uma agradável viagem ao passado -, as fazendas de café e a Estrada-Parque (SP-312), que já foi rota dos bandeirantes.

Outra atração bacana da região para a família é o pesqueiro Maeda, que possui piscinas, restaurante, trenzinho, carruagem, teleférico, espaço para arvorismo e passeios a cavalo. O Parque do Varvito, um tipo de rocha sedimentar, foi construído em uma antiga pedreira e exibe formações rochosas. É tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico Nacional.


Confira os principais pontos turísticos no link abaixo:

http://www.itu.com.br/turismo/lista.asp?cod_canal=839


Programação para este fim de semana:

Sábado, 8 de agosto

09:00 - Exposição "A Noite de São João"

10:00 - Passeio do Cafezal ao Cafezinho

20:00 - Peça "Cabaré"

23:00 - Show com a banda Supra Sumo


Domingo, 9 de agosto

08:00 - Pedalar por Itu

10:00 - Passeio do Cafezal ao Cafezinho

14:00 - shows com dupla sertaneja


SERVIÇO

Distância da capital: 104 km

Acesso: Rodovia Castelo Branco

Tempo estimado: 1 hora e 30 minutos

Nenhum comentário: