terça-feira, 26 de maio de 2009

Ficar linda depende de uma noite bem dormida

Uma noite mal dormida deixa qualquer um cansado e irritado no dia seguinte. Mas, não é só o humor que sofre com o problema. Até mesmo a aparência perde com a falta de uma boa noite de sono, que relaxa o corpo e renova as energias. "Os efeitos mais comuns quando não se dorme bem são olheiras e perda do viço da pele", explica a dermatologista Paula Cabral. 

Isso porque é durante o sono que os órgãos diminuem suas atividades (metabolismo basal) para que ocorram alguns reparos. "É o momento que consertamos os problemas gerados durante o dia, como imunidade, formação de colágeno (responsável pela elasticidade da pele), desintoxicação", explica a médica. 

Diminuir o ritmo e deixar as preocupações de lado são atitudes a serem tomadas antes de deitar. "Em média, um adulto dorme de seis a oito horas. O importante não é o número de horas que se dorme, mas a qualidade do sono. Para nos sentirmos descansados, é necessário usufruir de todas as fases dele", conta Paula.


Lei da gravidade

O momento de descanso pode ser usado para usar a força da gravidade a favor da beleza. Para isso, é necessário dormir por algum tempo como a Bela Adormecida, voltada para cima, ensina a dermatologista Ligia Kogos. "Assim, a força puxa as estruturas para trás. Dormir de bruços ou de lado faz com que a pessoa acorde amassada." 

De lado

Dormir de lado pode causar as indesejáveis rugas entre os seios. "A solução é mudar a altura do travesseiro (deixe-o mais alto)", esclarece a dermatologista Paula. Peelings e lasers são os tratamentos recomendados para o problema. 

Olheira

As olheiras incomodam, e muito, quem não dorme bem. A dica para reduzi-las é colocar compressas geladas de chá de camomila, de acordo com a médica Paula. 

Limpeza de pele

Antes de relaxar, vale reservar um tempinho para alguns cuidados com a beleza. Limpar a pele do rosto é fundamenral. "Lave-o com sabonete e complemente com loção hidroalcoólica", diz Ligia. 

Sem maquiagem

Por mais cansaço que se sinta, não pode - em hipótese alguma - deixar de tirar a maquiagem. "A cama deve ser um local limpo e de descanso, portanto a limpeza do corpo deve ser uma questão de higiene e de controle de microorganismos que trazemos do ambiente externo", esclarece a dermatologista Paula. 

Cabelo molhado

Dormir com os cabelos molhados é quase um pecado. As madeixas oleosas ficam predispostas à proliferação de fungos, e as normais e secas mais difíceis de pentear, além de os fios ficarem danificados. 

(Fonte: Portal Terra)

Nenhum comentário: