quinta-feira, 21 de maio de 2009

Estilo Folk de ser


O estilo Folk invadiu mesmo as passarelas e lojas do País todo. 

O nome Folk significa povo; daí a expressão folclore (sabedoria do povo). 

O estilo ficou marcante lá pelos anos 60 e 70, quando a juventude da época, especialmente no movimento hippie, costumava personalizar (hoje chamado mais por “customizar”) suas roupas e adereços.

Franjas, bordados, retalhos e outros itens nesse estilo eram incorporados às peças de roupas. Sim, você já viu isso antes: não é de hoje que o movimento hippie, as franjas estilo cowboy e o xadrez country reinam sobre a moda. O movimento grunge dos anos 90 é um exemplo clássico. 


Mas moda é isso mesmo: de vez em quando pinta um retorno renovado. Desta vez, é bastante urbano. E, afinal de contas, a moda Folk é bem democrática e eu, pessoalmente, gosto bastante.  


Adereços


Os acessórios em estilo Folk também voltam a imperar no inverno 2009. As lojas já estão apinhadas de botas, bolsas, xales, chapéus, colares, bricos, entre outros, nada convencionais. Tudo com muito colorido, retalhos e, claro, franjas...


Tá bombando


O hit do momento é o xadrez. Pequena ou grande, em cores contrastantes ou não, a padronagem vai do tradicional modelo inspirado no tabuleiro de xadrez à sofisticação da harmonia de cores da Burberry (famosa marca inglesa), à simplicidade do vicky (xadrezes de tamanhos diferentes) e ao multicolorido tartan (tradicional nas saias escocesas). 

Outros padrões como pied-de-poule, pied-de-coq e argyle (tradicionais losangos coloridos) são figurinhas carimbadas na estação. Tantas variações do xadrez criam um estilo super coll, que proporciona sofisticação às diversas produções. 


Pernas pra quem te quero


O inverno é a estação das meias. E neste ano elas estão ainda mais coloridas e charmosas. Há estampas para todos os gostos: floridas, rendadas, xadrezes, listradas, entre outras. Vale de tudo para deixar o visual mais bonito e chic

Mas é preciso ter cuidado para não ficar over demais. Apesar da moda estar bem irreverente, é preciso um certo cuidado na combinação das peças. 

Da qualquer forma, uma boa conferida no espelho antes de sair de casa nunca é demais...


Nenhum comentário: