segunda-feira, 3 de agosto de 2009

Descansar e consertar


Descansar e consertar, este é o papel do sistema parassimpático. Essa parte do sistema nervoso autônomo tem como função o descanso e o conserto dos danos causados pelas diversas atividades. Ele tem como função a volta ao equilíbrio – a homeostase.

- desacelera as batidas do coração;

- ajuda na produção de sucos gástricos;

- ajuda nos processos digestivos;

- estimula os movimentos do sistema digestivo como um todo;

- aumenta a produção de lágrimas e saliva.

Como todos os nervos, eles precisam ser estimulados para “responder” e transmitir suas mensagens. Enquanto o sistema simpático é ativado automaticamente, o sistema nervoso parassimpático deve ser ativado conscientemente para funcionar. O relaxamento e o sono não são suficientes para ativá-lo corretamente!

Mas – mais uma vez – o yoga é um conjunto de técnicas que equilibram o sistema nervoso, e principalmente, nas técnicas que aquietam as reações do sistema nervoso simpático e estimula o funcionamento do sistema nervoso parassimpático.


Alongamento

Alongamentos de longa duração (1 minuto de permanência; um de curta duração tem 10 segundos) têm efeitos reflexos sobre os músculos, passando para os nervos e finalmente aquietando o cérebro. Esses alongamentos são alternados ritmicamente com relaxamento, o que gradativamente leva o sistema simpático à calma ativando o sistema parassimpático. Ao término da sessão de yoga, o corpo já entrou na atmosfera de “descanso e conserto”.

Fonte: Vya Estelar

Nenhum comentário: