terça-feira, 9 de junho de 2009

O que não me mata, me alimenta

Eu ando pelo mundo prestando atenção em cores que eu não sei o nome, cores de Almodóvar, cores de Frida Kahlo. Passeio pelo escuro e como uma segunda pele, um calo, uma casca, uma cápsula protetora, eu quero chegar antes pra sinalizar o estar de cada coisa, filtrar seus graus. O Intuito é retratar a dor, alegria, angústia, depressão, trasntornos diversos, felicidade, raiva, ódio, remorso… enfim, sentimentos vividos, às vezes expressados outras vezes escondidos.


“O que não me mata, me alimenta.”

A célebre frase é de Frida Kahlo (1907-1954), artista mexicana que realizou principalmente autorretratos, nos quais utilizava uma fantasia e um estilo inspirados na arte popular de seu pais. Marcada por um trágico acidente aos 18 anos e por uma vida inteira de sofrimentos físicos, Frida conseguiu ser, ainda assim, a grande pintora mexicana do século XX. Os seus quadros representam fundamentalmente a sua experiência pessoal, em particular os aspectos dolorosos da sua vida que foi em grande parte passada na cama.

Trágica, apaixonada e genial, Frida sintetiza a alma feminina da América Latina. Forjou na própria carne a força visceral que a levou a fazer da dor a mais preciosa arma para continuar a viver. Seu corpo foi o palco e o pacto para os prazeres mais secretos e a agonia mais lancinante. Talvez, por isso, sua obra expresse esta passionalidade tão comum à alma das mulheres que encarnam uma Vênus plutônica. Vejamos, agora, quais foram os principais desafios que sofreu sob o ponto de vista da saúde e as conseqüências disto na sua trajetória feminina, observando também as efemérides planetárias que acompanhavam estes acontecimentos.

Aos seis anos (1913) foi vítima de poliomielite. Apesar de nove meses exercitando-se regulamente, o resultado foi uma sequela na perna direita, que se tornou bem mais curta e delgada do que a outra, e um pé atrofiado… Na escola, os coleguinhas, ratificando a inata crueldade infantil, apelidaram-na de “Frida, perna de pau”. Desde cedo, a vaidade leonina começou a receber duros golpes…

Mas parece que a alma de Frida tinha marcado um encontro especial com o destino, aos 18 anos. Ao voltar da escola, no dia 17 de setembro de 1925, sofreu um trágico acidente a bordo de um tranvía (mistura de ônibus com bonde) que resultou em inúmeras fraturas (11 somente na perna direita), um defloramento por uma barra de ferro que lhe atravessa o quadril, uma sucessão de trinta operações e intermináveis períodos de convalescença. Mais tarde, escreveria em seu diário: “e a sensação nunca mais me deixou, de que meu corpo carrega, em si, todas as chagas do mundo”.



As bebidas e os perfumes...

Eu vi o texto abaixo num site e achei muito interessante, principalmente para os amantes das bebidas mais encorpadas. Então, resolvi postá-lo aqui:


DOS COPOS PARA OS FRASCOS DE PERFUMES

Nos anos 20, a Lei Seca dos Estados Unidos proibia a fabricação, o transporte, a distribuição, a venda e a importação e exportação de bebidas alcoólicas. Entre as décadas de 20 e 30, surgiram vários criminosos que contrabandeavam e fabricavam ilegalmente bebidas alcoólicas. Entre eles, o famoso mafioso Al Capone.

De origem italiana, Al Capone, ou Scarface como era conhecido, aterrorizou comerciantes e mandou matar policiais, políticos e qualquer pessoa que atrapalhasse seus negócios ilegais. Comandou a máfia italiana nos Estados Unidos, chegando a faturar mais de 100 milhões de dólares com o jogo, prostíbulos, clubes noturnos, cervejarias e destilarias ilegais.

Em 1931, Al Capone foi condenado pela justiça por sonegação de impostos, e levado a 11 anos de reclusão. Em 1987, Brian de Palma lançou o filme Os Intocáveis, baseado no seriado de televisão de 1959.

O filme, que foi aclamado pela crítica, retratava uma Chicago dos anos 30, aterrorizada pela máfia de Capone. Kevin Coster interpretava o agente federal Eliot Ness, que com a ajuda de um contador e de um grupo de policiais criado por ele consegue finalmente colocar Al Capone atrás das grades.

Sean Connery recebeu o Oscar de melhor ator coadjuvante e o filme também foi indicado para o Oscar de melhor figurino, pois todos os atores vestiam ternos impecáveis, de três peças e desenhados por Giorgio Armani.

No Brasil, tudos adoram discutir a nova Lei Seca, que aumentou a vigilância nas ruas e diminuiu o índice de teor alcoólico permitido para motoristas. Se é justa ou não, se diminuiu o ínúmero de acidentes, como burlar o bafômetro etc… Algumas pessoas estão inconformadas, outras acham a medida muito justa e necessária.

Contudo, é preciso esclarecer uma pequena confusão: no Brasil não existe Lei Seca. A lei 11.705 de 20 de junho de 2008 determina uma pena de multa para os condutores de veículos que estiver dirigindo sob efeito do álcool. Porém, a venda, o transporte, a distribuição, a importação, a exportação, a fabricação, bem como o consumo das bebidas alcoólicas não estão proibidos. Somente a combinação da bebida com a direção é que gera multas, apreensões de documentos e prisões.


Perfumes alcolizados

Vários perfumes usam notas olfativas com fragrâncias de rum, vinho, martini, champagne, tequila, whisky, conhaque, sakê, entre outras. Algumas fragrâncias combinam essas notas com as cítricas – como bergamota, laranja, grapefruit e mandarina, com notas amadeiradas – guaiac, cedro, sândalo e patchouli.

Outras combinam as notas alcoólicas com especiarias, como cardamomo, canela, coentro, cominho e pimenta. Várias usam a combinação de notas de âmbar, musk, couro ou notas gourmets de vanila, fava tonka ou frutas.

As notas de champagne dão ao perfume um certo brilho, uma leveza, um toque de luxo. Já o conhaque, o rum e o whisky dão profundidade. O rico aroma do conhaque é levemente amadeirado e frutado. Notas de rum nos remetem aos canaviais, com um leve toque amadeirado, ambarizado e adocicado.

A tequila que é produzida por meio da destilação de uma planta chamada agave, e sempre armazenada em barris de madeira, possui aroma levemente adocicado, amadeirado e também herbal.

Em homenagem àqueles que não perderam o bom humor e que estão saindo para a balada de taxi, segue abaixo uma lista de perfumes que possuem notas olfativas alcoólicas. Mas não vale beber os perfumes, senão o bafômetro vai apitar!!!!!


Perfumes com notas olfativas alcoólicas:

Burberry London for Men – 2006 – frag. masculine: Notas olfativas – bergamota, lavanda, folhas de canela, pimenta preta, flor de mimosa, vinho do porto, notas de couro, guaiac, musgo, opoponax e folhas de tabaco.

Jean Paul Gaultier Classique – 1993 – frag. feminina: Notas olfativas – rosa, anis, laranja, mandarina, licor de pêra, íris, orquídea, ginger, flor de laranjeira, ameixa, ylang ylang, musk, vanila e âmbar amadeirado.

Lovely – 2005 – frag. feminina: Notas olfativas – lavanda, bergamota, mandarina, Martini de maçã, pau rosa, papel branco, orquídea, patchouli, musk, cedro, âmbar e madeiras.

Mimosa Martini – Voluspa – frag. Unissex: notas olfativas – Mimosa, Martini de melão, lima italiana

Aramis Cool – 2003 – frag. masculina: Notas olfativas – citrus, conhaque, zimbro rum, sândalo e patchouli.

Sandalwood pour Femme n˚1 Cuvée - Reserve 2005 .

Club Parfumerie – 2005 – frag. feminina: Notas olfativas – violeta, rosa, bergamota, sândalo, lilás, jasmim, gerânio, ylang-ylang, conhaque, fava tonka, vanila e musk.

Boss in Motion Edition Green – 2005 – frag. masculina: Notas olfativas – conhaque, sálvia, tangerina, noz moscada, cardamomo, pimento, cedro, patchouli e sândalo.

Ambre Russe – 2005 – frag. feminina: Notas olfativas – vodka, conhaque, cominho, coentro, canela, chá russo, couro russo, âmbar e incenso.

Perry Woman – Perry Ellis – 2002 – frag. feminina: Notas olfativas – lilás, bergamota, orquídea japonesa, jasmim, tuberosa, frutas silvestres frescas, champanhe rosa, lótus rosa, vetiver, orris, flor de patchouli, sândalo, musk.

DKNY – Donna Karan -1999 – frag. feminina: Laranja sanguínea, vodka congelada, folhas de tomates, orquídeas, lilás, camiseta recém lavada, pedras lavadas, tulipas.

Joop Summer Temptation – 2007 – frag. masculina: Notas olfativas – Laranja amarga, grapefruit, cardamomo, vodka, canela, pimento vermelho e madeiras orientais.

Beldessarini Ambré – 2007 – frag. masculina: Notas olfativas – mandarina, maçã vermelha, violeta, couro e whisky.

Love and Luck for Women – 2008– frag. feminina: Notas olfativas – bergamota, laranja sanguínea, sakê vermelho, pimenta rosa, nectarina, pétalas de jasmim, ameixa, musk, cedro, sândalo e patchouli.

Paul Smith London for Men – 2004 – frag. masculina: Notas olfativas- mandarina, folhas de violetas, brandy, sândalo, fava tonka e âmbar.

Set Sail St. Barts for men – 2007 – frag. masculina: Notas olfativas – citrus, tequila, lima, néctar de Guava, notas verdes, spray salgado, vanila, musk vulcânico e palmeira.

Fonte: Vivi Guimarães

Telhado de vidro...

Não atire pedras no telhado do teu vizinho se o teu próprio é de vidro. Não tente esconder a verdade, pois ela cairá sobre sua cabeça como chuva de granizo em uma tarde cinzenta. Não queira fugir da realidade vestindo uma tola fantasia.

Telhado de vidro, todos nós temos. Mas muita gente se esquece e depois dá no que dá…


Descomplique a vida...


...passeando em meio a algodões flutuantes, balas coloridas, chocolates variados! Na alegria de um sorriso, de um ser tão doce e puro que nem sabe o que espera da vida, nada além de ser gente grande!!!

Nos perdemos quando ficamos grandes, pensamos, reclamamos e esperamos demais, o pouco não nos agrada e o muito não nos contenta! Para a criança, uma bala é uma bala, um doce é um doce, não importa a cor, o tamanho e o cheiro! Para o adulto, uma bala tem de ser drops, um chocolate deve ser importado e um cheiro só vale se for um perfume francês! Para a criança, uma piscina, tendo bolinhas coloridas, está bom; para o adulto, tem de ter água, sol e glamour! Para a criança, amor de mãe basta; para adulto, no amor vale tudo, até se esquecer de um outro adulto!

Descomplique a vida, veja o seu lado criança e seja feliz!

Perceba o brilho nos olhos, tenha o brilho nos olhos, a real alegria da Vida! Não existe mais espaço para a tristeza, não se pode mais perder tempo com pensamentos solitários, tristes ou revoltados! A vida clama a sua atenção e revela a cada instante a sua importância! Você pode, sim, estar passando por momentos difíceis, ou talvez não consiga se desprender do seu passado, mas não se esqueça que tudo contribui para o seu crescimento! O ciclo da vida parte de você e retornará a você, sempre!

Alegrias, tristezas, sorrisos lágrimas, surpresas agradáveis ou desagradáveis, tudo forma um Todo, e você adquire a experiência necessária para prosseguir.


Siga



Sempre procure o fim de uma história, seja ela qual for. Dê um sorriso para quem esqueceu como se faz isso. Acelere seus pensamentos, mas não permita que eles te consumam. Olhe para o lado, alguém precisa de você. Abasteça seu coração de fé, não a perca nunca. Mergulhe de cabeça nos seus desejos e satisfaça-os. Agonize de dor por um amigo, só saia dessa agonia se conseguir tirá-lo também.

Procure os seus caminhos, mas não magoe ninguém nessa procura. Arrependa-se, volte atrás, peça perdão!Não se acostume com o que não o faz feliz, revolte-se quando julgar necessário.

Alague seu coração de esperanças, mas não deixe que ele se afogue nelas. Se achar que precisa voltar, volte! Se perceber que deve seguir, siga! Se estiver tudo errado, começe novamente. Se estiver tudo certo, continue. Se sentir saudades, mate-a. Se perder um amor, não se perca! Se achá-lo, segure-o.



O movimento da vida...

Eu não sei se a vida é que vai rápida demais ou se sou eu que estou mais lenta. O que sei é que ando me atropelando nos próprios passos. Eu resolvi desacelerar. Eu vou no rítmo que posso. Não é fácil. É sabedoria que requer aprendizado! Eu quero aprender. O descompasso é a causa de todo cansaço.

O corpo é rápido, mas o coração não. O corpo anda no compasso da agenda. O coração anda é no compasso do amor miúdo. O corpo sobrevive de andares largos. O coração sobrevive de pequenos passos e de demoras. Eu já fui e voltei a inúmeros lugares e o coração nem saiu do lugar. O mistério é saber reconciliar as partes. Conciliar um ritmo que seja bom para os dois. Eu quero aprender. Não quero o martírio antes da hora. Quero é o direito de saborear o tempo como se fosse um menino que perdeu a pressa. O show? Ah, deixa pra depois. A voz não morrerá. Acendemos as luzes noutra hora. Deixe que possamos viver a penumbra de algumas poucas velas…

Um Ser Humano deve combinar mais com uma vela acesa que com um canhão de luz. Há momentos em que a luz miúda nos revela muito mais que mil holofotes. Chega de vida complicada. Eu preciso é de simplicidade!


Por tanto tempo me enganei...


Por tanto tempo me enganei, em personagens me escondi, montei cenários, fui atriz, fui me tornando uma perdedora quando de mim eu me perdi. Mas de repente eu pude ouvir a tua voz chamar por mim, me convencendo a regressar, a reassumir o meu lugar, reconquistando o que perdi.

O coração acelerado, sempre pronto pra mentir, na surpresa de um olhar se perde, e perdido vira presa fácil. Pra que você me leve pela vida em seus braços, por mais que eu procure noutras praças, noutros rastros, direções, por mais que eu procure noutros olhos, a coragem pra não desistir somente o teu amor me faz ser eu mesma sem precisar mentir.

Só ele me mostra o sempre oculto, das virtudes que estão em mim, que as tramas da farsa se destramem e que a verdade acenda sua luz, e se desfaçam todos os cenários. Não quero a vida pra fazer ensaio, quero viver como se fosse hoje o último dia.

Que se dissolva toda a fantasia, não quero a máscara da hipocrisia, e que ao final de tudo, o grande aplauso seja para a vida.


Criatividade faz a diferença - Dia dos Namorados


Mimos especialmente preparados para agradar os namorados devem ser originais e diferenciados

Um presente especial, que revele conhecimento e apreço pelo companheiro ou companheira, pode ser uma grande surpresa no Dia dos Namorados. Uma bela caixa com os chocolates preferidos dele ou dela, por exemplo, é um mimo que faz, literalmente, bem ao coração. Isso porque o consumo diário e moderado da iguaria – aproximadamente 30 gramas por dia, especialmente do tipo amargo – pode reduzir o risco de problemas circulatórios e baixar a pressão sanguínea. Quem optar por esse delicioso presente pode escolher os bombons confeccionados com puro chocolate belga da Pâtisserie Douce France (www.patisseriedoucefrance.com.br), do chef Fabrice Lenud. A loja possui diversas alternativas, como os triângulos de chocolate amargo com nougatine (crocante de amêndoas laminadas e caramelo) e o bombom chá de jasmim, um chocolate meio amargo com recheio de ganache de chá de jasmim.

Originais e criativos, os fotolivretos e as telemensagens ganham charme especial quando preparados especialmente para a pessoa querida. O primeiro pode ilustrar a história do namoro com criatividade e belas fotos. Para garantir originalidade, as telemensagens devem conter textos elaborados para o namorado ou namorada com poemas ou frases autorais. Há um grande número de empresas que oferece o serviço, com diferentes preços, e o ideal é realizar uma pesquisa antes de decidir pela melhor opção.

Aroma

Já para quem deseja proporcionar um toque especial na casa da amada ou do amado, um arranjo de flores é um excelente agrado. Para as mulheres, há uma infinidade, mas as rosas vermelhas ainda figuram como a melhor tradução de um grande amor. Outra dica delicada é escolher flores plantadas, que inspiram cuidados e podem durar por longos períodos. Para os homens, uma boa escolha são arranjos simples, formados por orquídeas, girassóis, astromélias, hortênsias ou tulipas. Elegante e sedutor, o presente se torna ainda mais romântico quando acompanhado de um cartão com mensagens de carinho e admiração.

As flores também podem ser o diferencial em um jantar a dois, com receitas com espécies comestíveis. O prato fica ainda mais bonito e perfumado, mas a escolha requer cuidados. As flores não devem conter nenhum agrotóxico e as pétalas devem ser viçosas e frescas. A compra deve ser realizada em lojas de produtos orgânicos de confiança, que vendem flores para uso em culinária. Isso porque além da qualidade das pétalas influenciarem o resultado final, algumas flores não podem ser consumidas, como a begônia, petúnia, violeta (exceto a viola odorata), o lírio, o copo-de-leite e o bico-de-papagaio, que são altamente tóxicos.

Em São Paulo, é possível encontrar flores para a culinária em algumas lojas da rede Pão de Açúcar (www.paodeacucar.com.br), na Ervas Finas (www.ervasfinasnet.com.br), na Casa Santa Luzia (www.santaluzia.com.br) e no Empório Santa Maria (www.emporiosantamaria.com.br), entre outros endereços.

Se a falta de habilidade impede os românticos de preparar um jantar para o parceiro, o chef Gunther Brenneke pode resolver o problema. Ele faz o jantar do Dia dos Namorados na casa de quem encomendar o serviço ou pode levar tudo pronto. O cardápio sugerido para a data inclui entrada (salada de pupunha com folhas verdes ao molho de mostarda), prato principal (risoto de alho-poró e medalhão de filé mignon ao molho de shimeji ou risoto de shimeji e posta de salmão regado de azeite de ervas) e sobremesa (bananas ou morangos flambados na cachaça com sorvete de creme e manjericão). O serviço, para dois, inclui uma garrafa de vinho, água mineral e arranjo de mesa com velas e flores, e sai por R$ 300,00. Para fazer a encomenda, basta ligar para (11) 6737-6774.

Fonte: Editora Contadino


O amor...



ONDE HÁ AMOR NÃO PODE EXISTIR SOFRIMENTO...

ONDE HÁ AMOR NÃO PODE EXISTIR DESPREZO...

ONDE HÁ AMOR NÃO PODE EXISTIR MENTIRA...

ONDE HÁ AMOR NÃO PODE EXISTIR MÁGOA...

ONDE HÁ AMOR NÃO PODE EXISTIR SOLIDÃO...

ONDE HÁ AMOR NÃO PODE EXISTIR CULPA ...

ONDE HÁ AMOR NÃO PODE EXISTIR INCERTEZA...

ONDE HÁ AMOR NÃO PODE EXISTIR DESRESPEITO...


"O AMOR É MAGNÂNIMO,
POR ISSO NÃO PERMITE MESQUINHEZ"



Felicidade



Temos o costume, irreparável, de ficar procurando a felicidade. Passamos a vida dizendo que "queremos ser felizes", mas não nos damos conta de que a felicidade está presente o tempo todo bem debaixo dos nossos olhos, nas pequenas coisas do dia a dia.

Por que, então, temos o hábito de estragar tudo? Por que reclamamos tanto e não conseguimos enxergar coisas tão óbvias, como a amizade verdadeira, o sorriso franco, o gesto de carinho despretencioso, a flor que desabrochou, o sol que brilha lá fora, etc. Por que perdemos tanto tempo com gente malresolvida e mal-amada (é assim mesmo que se escreve agora). Por que deixamos os calhordas triunfarem enquanto os bonzinhos sofrem?

São tantos porquês que já nem me lembro mais o porquê de ter começado esse texto... Ah, lembrei, pra falar que ser feliz é mais fácil do que a gente pensa, basta começar a querer. Como???? Deixando de ser pessimista, por exemplo; aprendendo a sorrir mais; cuidando da aparência; se afastando da pobreza de espírito; fazendo novas amizades; bincando mais com o cachorro ou com o gato (deixando, inclusive, que eles subam na cama ou no sofá); curtindo mais o hoje, sofrendo menos com o ontem e esperando menos do amanhã; comendo um doce quando se tem vontade ou aquela bela massa calórica; beijando mais na boca; fazendo mais sexo e menos amor; olhando mais para si mesmo e menos para o vizinho; tomando mais sol; se permitindo errar mais; etc, etc, etc...

Esperar para ser feliz é a maior burrice que podemos cometer, pois a vida está acontecendo neste exato momento. Por isso, esqueça os erros do passado, deixe de lado as lembranças tristes, mande embora quem te faz sofrer e as coisas que te fazem mal.

O grande escritor Fernando Pessoa dizia: "O valor das coisas não está no tempo em que elas duram, mas na intensidade com que acontecem. Por isso existem momentos inesquecíveis, coisas inexplicáveis e pessoas incomparáveis."



Felicidade é...



TER UMA COISA FOFA DESSA PRA BRINCAR TODOS OS DIAS...





O que é liberdade?


Muitos filósofos têm escrito sobre a liberdade. Falamos sobre liberdade — liberdade para fazer o que quisermos, para ter o emprego de que gostamos, liberdade para escolher uma mulher ou um homem, liberdade para ler qualquer livro, ou liberdade para não ler absolutamente nada. Somos livres, e o que fazemos com essa liberdade? Usamos essa liberdade para nos expressarmos, para fazer aquilo de que gostamos. A vida está se tornando cada vez mais permissiva — você pode fazer amor no parque ou no jardim.

Temos toda espécie de liberdade, e o que temos feito com ela? Pensamos que onde há escolha há liberdade. Eu posso ir à Itália ou à França: é uma escolha. Mas a escolha dá liberdade? Por que temos que escolher? Se você é realmente lúcido, tem uma compreensão exata das coisas, não há escolha. Disso resulta uma ação correta. Apenas quando há dúvida e incerteza é que começamos a escolher. A escolha, então, se vocês me permitem dizê-lo, constitui um empecilho para a liberdade.

Nos estados totalitários não há liberdade alguma, pois eles têm a ideia de que a liberdade produz a degeneração do homem. Portanto, eles controlam, reprimem — vocês sabem o que está acontecendo.

Então, o que é liberdade? É algo que se baseia na escolha? É fazer exatamente o que queremos? Alguns psicólogos dizem que, se você sente alguma coisa, não deve reprimi-la ou controlá-la, mas deve expressá-la imediatamente. Jogar bombas é liberdade? — veja apenas a que reduzimos a nossa liberdade!

A liberdade está lá fora, ou aqui dentro? Onde você começa a procurar pela liberdade? No mundo exterior — onde você expressa o que quer que você queira, a tal liberdade individual — ou a liberdade começa dentro de você, para então se expressar inteligentemente fora de você? Compreendeu a minha pergunta? A liberdade só existe quando não há confusão dentro de mim, quando, psicologicamente, religiosamente, não há o perigo de eu cair em nenhuma armadilha — você entende? As armadilhas são inúmeras: gurus, sábios, pregadores, livros excelentes, psicólogos e psiquiatras — tudo armadilhas. E se estou confuso e há desordem, não preciso, primeiro, me livrar dessa desordem antes de falar em liberdade? Se não tenho nenhum relacionamento com minha mulher, com meu marido, ou com outra pessoa — porque nossos relacionamentos são baseados em imagens — surge o conflito, que é inevitável onde há divisão. Então, não deveria eu começar por aqui, dentro de mim, na minha mente, no meu coração, a ser totalmente livre de todos os medos, ansiedades, desesperos, e das mágoas e feridas de que sofremos por causa de alguma desordem psíquica? Observe tudo por si mesmo e livre-se disso!

Mas, aparentemente, nós não temos energia. Nós nos dirigimos aos outros para que nos deem energia. Falando com o psiquiatra nós nos sentimos aliviados — a confissão e tudo o mais. Sempre dependendo de alguma outra pessoa. E essa dependência, inevitavelmente, causa conflito e desordem. Então, temos de começar a compreender a profundeza da liberdade; precisamos começar com aquilo que está mais perto: nós mesmos. A grandeza da liberdade, a verdadeira liberdade, a dignidade, a sua beleza, está em nós mesmos quando a ordem é completa. E essa ordem só vem quando somos uma luz para nós mesmos.

Fonte: Krishnamurti – Perguntas e Respostas

Pensamento do dia...



"É fácil encontrar defeitos, qualquer um pode fazê-lo. Entretanto, encontrar qualidades é tarefa para quem tem nobreza de espírito, capaz de inspirar êxitos nas pessoas."