terça-feira, 6 de outubro de 2009

O que eu estou lendo

Quem gosta de temas que misturam ciência e religião não deve deixar de ler Mostre-me Deus, do jornalista científico Fred Heeren.

Para o autor, a maior prova de que Deus existe é a descoberta da finitude do universo. Mesmo demonstrando que está em paz com a sua fé, o escritor já enfrentou "crises". Um dos resultados desses conflitos é o livro acima.

A obra é o resultado de sete anos de pesquisa e tem como base entrevistas com grandes nomes da ciência como Stephen Hawking e os ganhadores do Nobel de Física: George Smoot e Arno Penzias.

Em Mostre-me Deus, a ciência traz à tona questionamentos que ela própria não é capaz de responder. O livro explora a criação no ponto em que a ciência e a religião apresentam os mesmos questionamentos e pensam da mesma maneira.

Esse eu recomendo!!!

FICHA TÉCNICA

Mostre-me Deus
Autor: Fred Heeren
Editora: Clio Editora
Assunto: Ciência, Filosofia e História
Nº de páginas: 456
Preço: R$ 49,90 (Livraria Cultura)


Estudo questiona matéria escura e põe conceito de gravidade em xeque

Matéria escura, originalmente, atrai a galáxia para sua rotação, além de também modelar a sua forma

A matéria escura, força misteriosa que age na gravidade das galáxias, é mais estranha do que pensávamos, ou não existe mesmo. É o que sugere um novo estudo.

Em tese, uma galáxia é situada no coração de uma gigante nuvem de matéria escura e interage com ela por meio da gravidade. A matéria escura, originalmente, atrai a galáxia para sua rotação, além de também modelar a sua forma. Mas as observações não se resumem a esse quadro simples.

Uma vez que a matéria escura não irradia luz, astrônomos deduzem a sua distribuição observando como o gás de uma galáxia e as estrelas estão se movimentando. Estudos prévios sugeriram que a matéria escura deve ser uniformemente distribuída em uma região central da galáxia --um resultado desconcertante, porque a gravidade da matéria escura em direção ao centro de uma galáxia devia torná-la progressivamente mais densa.

Agora, a tese enveredou novamente para o desconhecido, graças a uma análise da matéria normal no centro de 28 galáxias de todas as formas e tamanhos. O estudo mostra que sempre há cinco vezes mais matéria escura do que matéria normal --a mesma pesquisa diz que a densidade da matéria escura caiu um quarto em relação ao valor central.

Força não revelada?

A descoberta segue em rota de colisão com as expectativas porque a proporção de matéria escura em relação à normal deve depender da história da galáxia --por exemplo, se houve fusão com outra galáxia ou se ela permaneceu isolada durante toda a sua existência. Fusões devem distorcer a proporção entre matérias negra e normal em uma base única.

"Não há, absolutamente, nenhuma regra de física que explique estes resultados", disse o coautor do estudo, Hong Sheng Zhao, da Universidade St. Andrews, na Inglaterra.

Os autores sugerem que talvez uma força da natureza ainda não descoberta atue entre a matéria escura e a matéria normal, uma vez que a gravidade, sozinha, não pode manter a proporção constante.

Gravidade? O que é isso?

Alternativamente, eles dizem que nosso entendimento de gravidade talvez precise de modificações, a fim de eliminar integralmente a necessidade de existência da matéria escura. Alguns estudos atuais, como a Mond (dinâmica Newtoniana modificada, na sigla em inglês) indicam para isso, sugerindo que a gravidade não desaparece tão rapidamente como as teorias correntes apregoam.

Mas Mark Wilkinson, da Universidade de Leicester, que não estava envolvido no estudo, pede cuidado nas interpretações dos resultados.

"Embora isso claramente demonstre muito mais interdependência entre as matérias normal e escura do que o esperado, é muito cedo para dizer exatamente o que isso significa", disse ele.

Wilkinson cogita que a matéria normal possa exercer mais influência na matéria escura do que o esperado. Ele afirma que as explosões supernova talvez sejam capazes de empurrar a matéria escura para fora das regiões centrais de galáxias. (Fonte New Scientist)


Cientista italiano reproduz o Santo Sudário e o classifica como farsa

Imagem do Santo Sudário, classificado como farsa por cientista italiano Luigi Garlaschelli,que reproduziu o tecido de linho


Uma descoberta feita por um cientista italiano promete abalar as estruturas da igreja católica nos próximos meses. O pesquisador afirma ter reproduzido o Santo Sudário, um feito que, segundo ele, prova definitivamente que o linho reverenciado por alguns cristãos como a roupa de enterro de Jesus Cristo é uma farsa medieval.

A coberta carrega a imagem, estranhamente invertida como um negativo fotográfico, de um homem crucificado que alguns acreditam ser Cristo.

"Mostramos que é possível reproduzir algo que tem as mesmas características do Sudário", disse na segunda-feira (5) Luigi Garlaschelli, que deve ilustrar os resultados em conferência neste fim de semana no norte da Itália.

Professor de química orgânica da Universidade de Pavia, Garlaschelli mostrou o papel que ele entregará e as fotografias que acompanham a comparação.

O Santo Sudário mostra a frente e as costas de um homem barbudo com um cabelo comprido, com braços cruzados no peito, enquanto a roupa inteira é marcada pelo que parecem ser filetes de sangue de ferimentos nos pulsos, pés e lados.

Testes de data por carbono feitos por laboratórios em Oxford, Zurique e Tucson (Arizona) em 1998 causaram sensação por datarem o sudário entre 1260 e 1390. Os céticos disseram que era um trote, possivelmente para atrair o rentável negócio da peregrinação medieval.

Mas cientistas não sabem explicar ainda como a imagem foi deixada na roupa. (Fonte Reuters)


Onde foi parar a decência?

Conversando com um amigo dia desses, me dei conta de uma coisa: a mediocridade está imperando na raça humana. Ele me contava que conheceu uma garota muito bonita num bar, na festa de um outro amigo, e que de cara ela o convidou pra sair. Ele é solteiro, bem resolvido, poderia bem ter ido, mas optou por esperar um pouco mais, pra ver qual era a dela. Papo vai, papo vem, ela entregou o ouro. Disse que estava há um tempo sem transar e que tinha gostado dele.

Gente, para o mundo que eu quero descer. A mulherada tá demais ultimamente. Como pode isso. Você nunca viu o cara, não sabe se ele é boa gente ou se é um psicopata, e já sai convidando o fulano para uma transa.... Que isso companheiras!!!! MENASSSSSSSS, NÉ...

Depois, quando o homem sai por aí dizendo que a mulher é "vagaba", vocês acham ruim. Dizem que é porque ele é um garanhão, que só pensa em sexo, que o romantismo acabou, e blá, blá, blá, blá... Poupem-me!!!!

A verdade é uma só: homem ou mulher, tá cada dia mais difícil manter um diálogo com alguém interessante. As pessoas estão vazias; não existem mais sonhos.

Fica aqui um alerta:

UM POUCO DE MORAL E DE BONS COSTUMES NÃO FAZ A NINGUÉM. AO CONTRÁRIO DO QUE PARECE, HOMEM TAMBÉM GOSTA DE MULHER INTELIGENTE. NÃO É SÓ BUNDA E PEITO QUE ATRAEM, INTELIGÊNCIA É UM FORTE AFRODISÍACO. E MAIS, ELES GOSTAM DE MULHERES QUE SABEM DIZER NÃO DE VEZ EM QUANDO, TAMBÉM.

E lembrem-se:

"A BELEZA ATRAI, A INTELIGÊNCIA FASCINA, MAS SÓ O AMOR RETÉM"


Coisa feia...


O esquentado ator Sean Penn foi acusado mais uma vez de perder o controle, agora com um fotógrafo. Penn chutou opaparazzo depois de confrontá-lo, e foi flagrado na agressão por outros fotógrafos.

Jordan Dawes prestou queixa na polícia e disse à imprensa: “Ele começou a chutar minhas pernas. Mesmo quando recuei, ele continuou a me dar chutes. Depois, me levou para o outro lado da rua e deu socos em meu braço e em minha câmera. Estou todo machucado”.

Coisa feia, Penn. Logo você, um ator tão premiado pela Academia. Faz mais isso não, hein!

Apple abre loja online no Brasil


A Apple inaugura nesta terça-feira sua operação de vendas online no Brasil, com a sua linha de produtos e acessórios. Apenas o iPhone não será comercializado na Apple Store, já que ele é vendido diretamente pelas operadoras de telefonia celular.

De acordo com a companhia, a Apple Store (http://store.apple.com/br) vai trabalhar com a mesma linha de preços de produtos sugeridos no varejo, com alguns detalhes adicionais: existe uma área educacional para a venda de Macs com descontos para estudantes e a loja terá alguns produtos exclusivos, como a linha (RED) de iPods e o novo iPod shuffle cromado.

Na Apple Store será possível ainda comprar iPods com gravação a laser na parte traseira do aparelho, incluindo acentos nas frases. Esse serviço será gratuito. Outro diferencial da loja será a venda de hardware customizado, com mais memória, disco rígido ou até mesmo software adicional, em MacBooks, iMacs e até a linha Mac Pro, profissional.

Para o lançamento, a Apple Store vai dar de presente aos primeiros compradores uma sacola retornável com design feito especialmente para o Brasil. O frete é gratuito nas compras a partir de R$ 120 e o pagamento pode ser feito em até 12 parcelas no cartão de crédito.

Essa tal modernidade que me perdoe...


A gente ganha pouco mas se diverte. Ainda sobre o tal do Badoo, não consigo parar de rir de algumas coisas que vi no site. Como tem gente ridícula nesse mundo, meu deus. Não sei se dou risada, se choro ou se junto tudo e escrevo um livro com dicas de "COMO NÃO AGIR COM UMA MULHER".

Esse mundo tá mesmo VIRADO. As pessoas perderam completamente o valor, a vergonha, a noção e tudo o mais que possa representar um mínimo de compostura e dignidade.

Antigamente, fazer AMIZADE significava, em primeiro lugar, CONHECER a pessoa, saber sua origem, seus gostos, enfim, sua história de vida. Só depois se partia, ou não, para a investida.

NAMORAR significava ter um compromisso com alguém, ou o desejo de viver uma relação a dois com aquela fulana ou fulano. Com o passar dos anos, a expressão NAMORAR foi cedendo lugar a outra, o FICAR, que nada mais era do que sair pra uma balada, encontrar uma gata ou um gato, e passar a noite com ele/a. Quando muito, essa relação evoluia para mais uma ou duas saídas (sem perder a liberdade, é claro).

Até aí tudo bem, não sou tão quadrada assim, é normal sair e ficar. Só que pelo visto o FICAR também está perdendo território. É que hoje surgiu uma nova modalidade, o VIRTUAL. Ninguém mais quer saber de proximidade, da pele na pele, do olho no olho, etc, etc, etc... É a tal da MODERNIDADE TECNOLÓGICA.

Por essas e por outras que eu sempre digo: AINDA BEM QUE EU TENHO O MEU.


Esquisitice pega???

Eu sempre falo aqui das pessoas sem noção do Orkut, né. Mas agora descobri que tem um site de relacionamento ainda pior, um tal de Badoo.

Um amigo me mandou o convite e eu resolvi dar uma olhadinha. Fiquei bege!!! Em dois ou três dias que permaneci no tal site, recebi mais de umas mil mensagens, quase todas de homens querendo me conhecer. Isso porque eu coloquei no perfil "casada". E gente, os feios que me desculpem, mas ô povinho esquisito, viu. Às vezes salva um, mas só.

Não aguentei, deletei o tal de Badoo da minha vida. De gente estranha já basta o que eu vejo todos os dias aqui na Av. Paulista. Se algum louco quiser conferir, taí o endereço: www.badoo.com

Contando os minutos para as férias


Quero pedir desculpas aos meus leitores por andar meio distante daqui. Na verdade, tô meio preguiçosa pra escrever, afinal já faço isso o dia todo no meu trabalho...rs.

Ainda por cima, estou me preparando pra entrar em férias na próxima semana. Estou contando os minutos para me atirar ao sol, ao mar, às caipiroskas e cervejas geladas, além, é claro, de muito camarão e peixe, já que vou passar uns dias no Nordeste.

Pra ser sincera, eu estou meio como o colega aí de cima, da foto...rsrsrrs.