quarta-feira, 20 de maio de 2009

20 ANOS MAIS JOVEM

Se você ainda não conseguiu sua passagem para a Terra do Nunca, confira as novas técnicas, tratamentos e produtos campeões. Descubra, entre outras coisas, a melhor maneira de acabar com as manchas provocadas pelo sol, como ter o rosto triangular da Madonna sem fazer cirurgia, o formato de sobrancelha que ilumina sua expressão e o aparelho que deixa sua pele esticadinha por algumas horas, como num passe de mágica!

 

OLHOS

Sobrancelhas em alta

O formato da sobrancelha é poderoso na hora de suavizar e realçar o olhar. Wayne Correa, do Espaço W.E., em São Paulo, dá as dicas: não deixe seu desenho muito arqueado — o olhar fica duro; se depilou demais e não sabe usar lápis, esfumace sombra escura nos pelos; equilibre o desenho, mantendo os cantos internos mais cheios por, pelo menos, 1 cm de extensão; Sombra iluminadora aplicada rente aos pelos, na parte inferior, da metade do comprimento até o fim, afinam a sobrancelha.  

Olhar mais vivo

A novidade é uma técnica com a toxina botulínica, com aplicação na altura dos cílios superiores e nas pálpebras inferiores, que corrige pálpebras caídas.  

Sem marcas

Não facilite com as linhas (que começam a se manifestar ao redor dos olhos e se transformam em rugas) e as marcas de expressão. Escolha marcas reconhecidas com ativos poderosos e aplique na pele limpa e bem seca. 

Santo corretivo!

As vítimas de olheiras não podem abrir mão do corretivo. Mas olho vivo: os cosméticos de textura pesada deixam evidentes as marcas da correção em peles maduras. Nas olheiras profundas, o melhor é aplicar corretivo nos cantos internos dos olhos, onde há mais pigmentação, para não dar na vista.

  

PELE

Água benta

A dica para “acordar” a pele imediatamente é borrifar água termal no rosto, pescoço e colo ao acordar ou antes de fazer a maquiagem. “Rica em elementos indispensáveis à pele, pode ser usada diariamente”, aconselha a dermatologista Ligia Kogos, de São Paulo.   

Dermatologista pessoal 

Juventude começa com D de dermatologista. “Quem nunca foi a um vai se surpreender com os resultados conseguidos pelo profissional. Por ser direcionado e específico, o tratamento escolhido surtirá efeitos rejuvenescedores de maneira muito mais rápida e visível”, defende a dermatologista Dóris Hexsel, de Porto Alegre.   

Colo à vista

Esqueça os lenços e as golas altas. Bem fluido, o novo ácido hialurônico Esthelis pode ser usado para o preenchimento de linhas finas, que denunciam a idade do pescoço e do colo, sem o risco de formação de cordões ou efeito artificial. “A aplicação é rápida e o efeito imediato. O inchaço após o procedimento é pequeno, e podem ocorrer hematomas (que desaparecem em cerca de uma semana)”, diz a dermatologista Christiana Moron, de São Paulo. O preço varia de acordo com a quantidade a ser utilizada: de R$ 750 a R$ 1500.  Em casa, invista em produtos específicos ou em outros para o rosto, mas que possam ser estendidos para a área do pescoço e do colo. 

Solução em casa 

Máscaras faciais também dão um up no ato, pois contêm alta concentração de ativos – dá para fazer nas clínicas estéticas ou em casa mesmo!   Prato roxo  Os hábitos alimentares também contam para manter a juventude. Além de uma dieta equilibrada, aposte nas frutas – especialmente as de coloração arroxeada como uvas, amoras, ameixas, ricas em polifenóis, substâncias de alto poder antioxidante.  

Efeito imediato

Uma dica para aplicar cosméticos para sulcos e marcas de expressão é deixar a pele limpa e bem seca, evitando irritações e manchas. Pescoço e colo denunciam a idade. Invista em produtos específicos ou em outros para o rosto, mas que possam ser estendidos a essas áreas.  

Carinha de praia

Ok, fugir do sol mantém a pele jovem. Mas um tom dourado alegra qualquer visual! Então aposte em pós bronzeadores e comece a aplicação pela altura da orelha, a partir da raiz do cabelo, desenhando a letra W no rosto. 

 

LÁBIOS

Batom amigo

Solução mais simples, o batom também contribui para uma aparência mais jovem na região. O truque para deixá-los rosados ou vermelhinhos é aplicar — com a ponta do dedo anelar, em suaves batidas — um batom de efeito opaco no centro dos lábios. O tom deve ser bem próximo da sua cor natural. 

Lábios renovados 

Além do desbotamento da cor, os lábios também perdem o desenho com o passar dos anos. Mas nem tudo está perdido: um peeling de ácido tricloroacético apenas no contorno tem efeito poderoso. “Ele descama a região, renovando a pele e recuperando o desenho, diz a dermatologista Carolina Ferolla, de São Paulo.

 

CABELOS 

Cuidados espertos

Assim como a pele, o cabelo envelhece – perde cor, força, brilho. Invista em produtos capilares anti-idade, formulados com agentes antioxidantes. 

Nada de brancos 

Drama que pode aparecer desde cedo, a raiz branca não dá trégua – haja retoque! “O ideal é manter as raízes um pouco mais claras com luzes em dois ou três tons diferentes. A mistura equilibrada de nuances esconde os brancos por muito mais tempo”, revela o colorista stylist Yha Antero, do MG Hair.  

Couro cabeludo velado 

Com o tempo, os fios vão sofrendo um afinamento natural que deixa o couro cabeludo mais visível. Truques simples como abolir a risca e amassar o cabelo com as mãos, ou secá-lo  para baixo levantando as raízes, surtem um bom efeito. Deixar os fios em calculado desalinho dá a impressão de exuberância.  

Corte ideal 

Para quem gosta de mudanças, renovações no corte funcionam como um agente rejuvenescedor automático. “As pessoas repararam na novidade e a associam a uma modernização.”, explica Márcio Mello, do salão Éclat, no Rio de Janeiro. Sem fazer alterações drásticas, a franja, reta ou desfiada são uma boa opção.  

Truques do dia a dia 

Não deixar de lado os cuidados diários, investir em produtos anti-idade formulados com agentes antioxidantes e uma boa hidratação contribuem para uma aparência jovial e saudável dos fios. “Mulher com cabelo bem cuidado, com brilho e movimento, se sente maravilhosa em qualquer idade”, ensina o hairstylist Marco Antonio de Biaggi, do MG Hair, em São Paulo. 

 

TRATAMENTOS PODEROSOS 

Firme no ato

Se o objetivo é recuperar a firmeza da pele do rosto imediatamente, experimente o ELOS, aparelho que associa três tipos de laser (radiofrequência, luz intensa pulsada e pixel), para estimular a produção de colágeno novo. O preço varia de R$ 2 mil a R$ 3,5 mil.  

Formato do rosto

Quem sonha com o rosto de formato triangular de Madonna para um perfil mais jovem tem uma opção menos invasiva que a cirurgia plástica: o aparelho Accent T XL, que atua nas laterais da face ao deixar suas fibras de colágeno tensas e compactar as células de gordura.  

Imagem em 3R 

Para um tratamento completo, aposte no rejuvenescimento 3R, que começou nos Estados Unidos. Ele é baseado na renovação da pele, relaxamento dos músculos e recuperação de volume e contorno faciais.  

Em 30 minutos 

Se a idéia é a solução imediata para uma festa, o aparelho Soprano estica a pele garantindo um efeito Cinderela de algumas horas. 

Pele nova 

Apesar de toda a tecnologia de última geração disponível, os peelings químicos continuam com o seu lugar garantido entre os tratamentos mais importantes contra o envelhecimento da pele por ser eficaz, versátil, de custo acessível e resultados visíveis. “O ácido destrói a camada de células no local onde é aplicado, estimulando a formação de novo colágeno. A pele nova é mais clara (pois as células velhas e manchadas foram removidas), mais macia (devido à uniformidade do novo tecido), com aspecto rejuvenescido (pela diminuição da linhas, sulcos e da textura da pele devido à renovação do colágeno e à regeneração celular)”, explica a dermatologista Érica Monteiro, de São Paulo. Preços aproximados (peelings superficiais e médios): de R$ 250 até R$ 2000, dependendo das substâncias utilizadas.  

Sem manchas 

Para apagar manchas a novidade é o Hystofreezer, técnica que une isobutano, éter e propano (substâncias usadas como anestésicos inalatórios e que têm uma baixa temperatura). “Aplicada na pele, a mistura atinge a temperatura de -55º C congelando a área das manchas solares e destruindo seu pigmento”, conta Dílson Costa. O número de sessões (entre R$ 600 e R$ 1,2 mil, cada uma) depende da quantidade de manchas. 

(Fonte: Revista Elle)


Churrasco - na ótica feminina e masculina


Piada enviada pela minha sobrinha Marta:

O QUE É UM CHURRASCO?
(Na ótica de uma mulher)

O churrasco é a única coisa que um homem sabe cozinhar, e quando um homem se propõe a realizá-lo, ocorre a seguinte cadeia de acontecimentos: 

01 - A mulher vai ao supermercado comprar o que é necessário; 

02 - A mulher prepara o arroz, vinagrete, a farofa, salada e sobremesa; 

03 - A mulher tempera a carne e a coloca numa bandeja com os talheres necessários, enquanto o homem está deitado próximo à churrasqueira, bebendo uma cerveja; 

04 - O homem coloca a carne no fogo; 

05 - A mulher vai para dentro de casa para preparar a mesa e verificar o cozimento dos legumes; 

06 - A mulher diz ao marido que a carne está queimando; 

07 - O homem tira a carne do fogo; 

08 - A mulher arranja os pratos e põe a mesa; 

09 - Após a refeição, a mulher traz a sobremesa e lava a louça; 

10 - O homem pergunta à mulher se ela apreciou não ter de cozinhar e, diante do ar aborrecido da mulher, conclui que elas nunca estão satisfeitas... 

 

DIREITO DE RESPOSTA
(Na ótica de um homem) 

01 - Nenhum churrasqueiro, em sã consciência, iria pedir à mulher para fazer as compras para um churrasco. Porque ela iria trazer cerveja Kaiser, um monte de bifes, asas de frango e uma peça de picanha de 4,8 Kg que o açougueiro disse ser 'Ótima', pois não conseguiu empurrar para nenhum homem; 

02 - Salada, arroz, farofa, vinagrete e sobremesa, ela prepara só para as mulheres comerem. Homem só come carne e toma cerveja; 

03 - Bandeja com talheres? Só se for para elas. Homem que é homem come churrasco como tira-gosto e belisca com a mão, oras!; 

04 - Colocar a carne no fogo??? Tá louca??? A carne tem que ir para a grelha ou para um espeto que, a propósito, tem que ser virado a toda hora; 

05 - Legumes??? Como eu já disse só as mulheres comem isso num churrasco; 

06 - Carne queimando???  O homem só deixa a carne queimar quando a mulherada reclama: 'Não gosto de carne sangrando'; 'Isso está muito cru'; 'tá viva??'. Após a décima vez que você oferece o mesmo pedaço que estava ao ponto uma hora antes, elas acabam comendo a carne tão macia quanto o espeto e tão suculenta quanto um pedaço de carvão; 

07 - Pratos? Só se for para elas mesmas!; 

08 - Sobremesa? Só se for mais uma Skol; 

09 - Lavar louça? Só usei meus dedos!!! (e limpei na bermuda).

 

Realmente, as mulheres nunca vão entender o que é um churrasco!!!


Personalidade


Não adianta forçar, eu só faço aquilo que eu quero...


Santa paciência


Todos os dia eu peço:

Senhor, dai-me paciência... 

Às vezes Ele me atende.

Mas, na maioria, me testa. 

Tá duro viu....

Sobre isso, o grande poeta Carlos Drummond de Andrade já dizia:

"Não é fácil ter paciência diante dos que têm excesso de paciência." 

Você sabe usar tomara-que-caia?


É uma cena recorrente. No calor, sempre tem alguma mulher de tomara-que-caia puxando o vestido pra cima e ajeitando os seios. Quando o corpo ajuda e o design também, um tomara-que-caia bem cortado causa sensação. Pode fazer padre tropeçar na batina e bater com a cara no poste. 

Mas, quando está tudo errado, o efeito é o oposto. Sabe quando os seios se tornam duas almofadas perto do pescoço? Em vez de sexy, uma mulher pode parecer mais velha ou mais gorda com um tomara-que-caia. É um perigo.

Apesar de estar um pouco acima do peso, eu gosto desse modelo de roupa, principalmente nos vestidos longos. Porém não uso com frequência, só no verão e em ocasiões informais, como praia ou final de semana. Mas sou chata, se a peça não valorizar meu corpo, não uso mesmo. 

Diz a lenda que o primeiro tomara-que-caia que causou foi o da atriz Rita Hayworth (foto) no filme Gilda, em 1946. Ela canta Put the Blame on Mame usando um modelo de cetim e luvas compridas. Divina.

Mesmo sem ser Gilda, é possível usar tomara-que-caia com classe. Hoje, é o modelo de decote favorito das noivas. 

Aí vão 14 dicas de duas mulheres que entendem tudo.


Glorinha Kalil

1 - Quem tem corpo curto não deve usar. Porque fica sem espaço entre o pescoço e a cintura.  

2 - Seios grandes são um complicador. O vestido muito estruturado joga os seios para cima, junto aos braços. Se o vestido não tiver estrutura, os seios ficam meio achatados e caídos – e o vestido pode acabar caindo também com o peso. 

3 - Tomara-que-caia exige cintura fina. Estômago saliente fica mais saliente ainda. De perfil, fica feio. As muito baixinhas e sem cintura parecem uma salsicha num tomara-que-caia muito justo. 

4 - As costas precisam ser magras. Senão, o vestido faz umas pregas, uns rolinhos nas costas, alem de saltar gordura por cima. 

5 - Quem tem seios pequenos precisa ajustar o vestido ao corpo como uma segunda pele, não pode ser frouxo, senão despenca. 

6 - Não há limite de idade. O mais importante para vestir bem um tomara-que-caia é a qualidade dos braços. Mulheres mais velhas com braços razoáveis podem ficar elegantes com vestidos sem alça, no modelo apropriado. 

7 - A pele tem de ser boa. No tomara-que-caia, o colo fica na bandeja, na altura do olho. Mostra o que você tem de melhor. Ou de pior.


Costanza Pascolatto

1 - O bronzeado da brasileira valoriza o tomara-que-caia. As muito brancas não ficam tão bem. Dá um certo enjoo ver toda aquela alvura exibida: braços, costas, colo. Para as branquinhas, é melhor que o vestido seja de cor escura, para dar contraste. Evitem o bege, o creme. 

2 - Mulheres com ombros estreitos e redondos não deveriam usar tomara-que-caia. 

3 - Dependendo de como estão os braços, a mulher deve desistir até de usar roupas sem mangas. Porque envelhece mostrar o que não se tem mais de bom. 

4 - Há os tomara-que-caia informais e os de alta costura. As brasileiras, claro, não vão usar esses vestidos caríssimos das atrizes de Hollywood. Ninguém sai em Copacabana com uma roupa que parece uma escultura. 

5 - Alguns tomara-que-caia vintage são arriscados, porque têm uma forma antiquada de peito, e o decote profundo não ajuda a ficar elegante. 

6 - São mais seguros os estruturados, com barbatanas entre dois tecidos, o de dentro e o de fora. 

7 - O ideal é que o vestido não apareça mais do que a mulher. O tomara-que-caia não deve ser tão chamativo a ponto de ficar em primeiro plano. E não pode ser dois números abaixo do tamanho da mulher. Tomara-que-caia apertado demais não é sexy.


(Fonte: Revista Época)



A história abaixo me foi enviada por um amigo muito especial, o Edilson Junior. Nós nos conhecemos num voo de Manaus para Salvador e, depois de uma longa conversa sobre fé, ficamos amigos. O Jr é missionário, mora em João Pessoa, mas percorre o mundo levando a sua fé no Cristianismo. Além disso, desenvolve um trabalho comunitário muito bonito, voltado ao público jovem. 

Dias desses, tentamos retomar o nosso papo sobre Deus, mas a correria do dia a dia e a distância não permitiram. Então, hoje, ele me enviou o texto abaixo por e-mail. 

Obrigada Ju. 

Muito interessante!!! 

No mês de agosto de 2001, Moshê (nome fictício), um bem sucedido empresário judeu, viajou para Israel a negócios.              

Na quinta feira, dia nove, entre uma reunião e outra, o empresário aproveitou para ir fazer um lanche rápido em uma pizzaria na esquina das ruas Yafo e Mêlech George, no centro de Jerusalém.       

O estabelecimento estava superlotado. Logo ao entrar na pizzaria, Moshê percebeu que teria que esperar muito tempo numa enorme fila, se realmente desejasse comer alguma coisa - mas ele não dispunha de tanto tempo. 

Indeciso e impaciente, pôs-se a ziguezaguear por perto do balcão de pedidos, esperando que alguma solução caísse do céu.     

Percebendo a angústia do estrangeiro, um israelense perguntou-lhe se ele aceitaria entrar na fila na sua frente Mais do que agradecido, Moshê aceitou. Fez seu pedido, comeu rapidamente e saiu em direção à sua próxima reunião.

Menos de dois minutos após ter saído, ele ouviu um estrondo aterrorizador. Assustado, perguntou a um rapaz que vinha pelo mesmo caminho que ele acabara de percorrer o que acontecera.    

O jovem disse que um homem-bomba acabara de detonar uma bomba na pizzaria Sbarro`s.         

Moshê ficou branco. Por apenas dois minutos ele escapara do atentado. Imediatamente lembrou do homem israelense que lhe oferecera o lugar na fila. Certamente ele ainda estava na pizzaria.

Aquele sujeito salvara a sua vida e agora poderia estar morto. Atemorizado, correu para o local do atentado para verificar se aquele homem necessitava de ajuda. Mas encontrou uma situação caótica no local.           

A Jihad Islâmica enchera a bomba do suicida com milhares de pregos para aumentar seu poder destrutivo. Além do terrorista, de vinte e três anos, outras dezoito pessoas morreram, sendo seis crianças. Cerca de outras noventa pessoas ficaram feridas, algumas em condições críticas.     

As cadeiras do restaurante estavam espalhadas pela calçada. Pessoas gritavam e acotovelavam-se na rua, algumas em pânico, outras tentando ajudar de alguma forma.  

Entre feridos e mortos estendidos pelo chão, vítimas ensangüentadas eram socorridas por policiais e voluntários. Uma mulher com um bebê coberto de sangue implorava por ajuda. 

Um dispositivo adicional já estava sendo desmontado pelo exército.Moshê procurou seu 'salvador' entre as sirenes sem fim, mas não conseguiu encontrá-lo. 

Ele decidiu que tentaria de todas as formas saber o que acontecera com o israelense que lhe salvara a vida. Moshê estava vivo por causa dele. 

Precisava saber o que acontecera, se ele precisava de alguma ajuda e, acima de tudo, agradecer-lhe por sua vida. O senso de gratidão fez com que esquecesse da importante reunião que o aguardava. 

Ele começou a percorrer os hospitais da região, para onde tinham sido levados os feridos no atentado. Finalmente encontrou o israelense num leito de um dos hospitais Ele estava ferido, mas não corria risco de vida. 

Moshê conversou com o filho daquele homem, que já estava acompanhando seu pai, e contou tudo o que acontecera. Disse que faria tudo que fosse preciso por ele. Que estava extremamente grato àquele homem e que lhe devia sua vida. Depois de alguns momentos, Moshê se despediu do rapaz e deixou seu cartão com ele. Caso seu pai necessitasse de qualquer tipo de ajuda, o jovem não deveria hesitar em comunicá-lo. 

Quase um mês depois, Moshê recebeu um telefonema em seu escritório em Nova Iorque daquele rapaz, contando que seu pai precisava de uma operação de emergência. Segundo especialistas, o melhor hospital para fazer aquela delicada cirurgia fica em Boston, Massachussets. 

Moshê não hesitou. Arrumou tudo para que a cirurgia fosse realizada dentro de poucos dias. Além disso, fez questão de ir pessoalmente receber e acompanhar seu amigo em Boston, que fica a uma hora de avião de Nova York.       

Talvez outra pessoa não tivesse feito tantos esforços apenas pelo senso de gratidão. Outra pessoa poderia ter dito 'Afinal, ele não teve intenção de salvar a minha vida: apenas me ofereceu um lugar na fila '.

Mas não Moshê. Ele se sentia profundamente grato, mesmo um mês após o atentado.  E ele sabia como retribuir um favor. 

Naquela manhã de terça-feira, Moshê foi pessoalmente acompanhar seu amigo - e deixou de ir trabalhar. Sendo assim, pouco antes das 9h00 da manhã, naquele dia 11 de setembro de 2001. Moshê não estava no seu escritório no 101º andar do World Trade Center Twin Towers.

(Relatado em palestra do Rabino Issocher Frand)

'Entrai pelas portas dele com gratidão, e em seus átrios com louvor; louvai-o, e bendizei o seu nome.' Salmos 100:4

      

A Arte de Amadurecer - Jeitos simples de ser feliz com a idade que você tem

Em uma sociedade que supervaloriza a juventude, é difícil apreciar o charme da idade. Em "A Arte de Amadurecer", a autora celebra a entrada na maturidade lembrando de tudo o que as pessoas ganham com o passar de cada aniversário. Leve e atraente, a obra é destinada a quem vive lutando contra as ruguinhas que surgem com o passar dos anos e desmonta a idéia de que a beleza está diretamente relacionada à juventude.

Descrição:

Título: A Arte de Amadurecer
Subtítulo: Jeitos Simples de Ser Feliz com a Idade que Você Tem
Autor: Véronique Vienne
Editora: Publifolha
Número de páginas: 96 páginas
Área: Comportamento


A Felicidade Paradoxal - Ensaio sobre a Sociedade de Hiperconsumo

O consumo traz felicidade? Como conviver com a sedução feérica e inclemente da publicidade e do espetáculo? O filósofo francês Gilles Lipovetsky - um dos mais polêmicos e profícuos pensadores da atualidade- investiga o universo de consumo e o comportamento do homem contemporâneo desde seu "A Era do Vazio", de 1983. Em seu novo e engenhoso ensaio "A Felicidade Paradoxal" (Companhia das Letras), Lipovetsky chega ao ápice deste tema, oferecendo ao leitor uma "pequena história do consumo privado atual". Tentando entender a ambigüidade de uma época em que a felicidade é valor máximo, mas carrega consigo inúmeras aflições do espírito, ele cria a tese de que, na sociedade de hiperconsumo, essa felicidade é paradoxal. De um lado, estão dadas as condições para que as aspirações individuais sejam satisfeitas pelo mercado; de outro, também estão postos os obstáculos que se contrapõem à postura hedonista do indivíduo contemporâneo.

Descrição:
Título: A Felicidade Paradoxal
Subtítulo: Ensaio sobre a Sociedade de Hiperconsumo
Autor: Gilles Lipovetsky
Editora: Companhia das Letras
Idioma: Português
Número de páginas: 408 páginas
Área: Comportamento
Preço: R$ 45,20 (livraria da Folha)

Pós-Tudo: 50 Anos de Cultura na Ilustrada


Pós-Tudo: 50 Anos de Cultura na Ilustrada traça um panorama da história do caderno de cultura da Folha de S.Paulo e dos eventos culturais mais importantes ocorridos nos últimos 50 anos no Brasil. O livro apresenta reportagens, fotos, cartuns, reproduções de páginas do jornal e entrevistas das personalidades mais marcantes no cenário cultural do país. Além de textos históricos, o livro traz entrevistas inéditas com Caetano Veloso, Joyce Pascowitch, Ruy Castro e vários jornalistas que fizeram da "Ilustrada" o caderno de cultura mais importante do país.

Detalhes:
Título: Pós-Tudo: 50 Anos de Cultura na Ilustrada
Autor: Marcos Augusto Gonçalves (org.)
Editora: Publifolha
Idioma: Português
Número de páginas: 368 páginas
Área: Artes e Arquitetura
Preço: R$ 50,00 (média)

Veja o que Gerald Thomaz escreveu sobre o livro:

Recebi aqui o livro e estou até agora meio bestificado. Quero dizer, bestificado de uma forma boa. Muito boa.A seleção feita por Marcos Augusto Gonçalves nos seis meses em que teve para cavar nos calabouços dos arquivos de 50 anos de cultura do caderno, resultaram num livro incrível e… Não posso deixar de REGISTRAR aqui a minha enorme gratidão pelo destaque dado ao meu trabalho e a essa figura que lhes escreve. Entre outras várias entradas e fotos, na página 236, por exemplo, fico lisonjeado em aparecer numa entrevista que o Otavio Frias Filho fez comigo em 1988 (caramba! O tempo!). Transcrevo um trechinho: 

“Gerald Thomas e a Impossibilidade de Dizer” …Arte é uma coisa menor. A ciência, hoje em dia, é muito mais artística do que a Arte, só que não é entretenimento. A Cibernética, a Matemática que se estuda de dez anos para cá é uma coisa muito mais artística. Ela é hoje o que o teatro foi para os gregos. Está para nossa civilização como Freud esteve cento e poucos anos atrás. Pela primeira vez a Física está usando termos místicos, falando de “a coisa”. Eles não têm coragem de falar em deus ainda, mas daqui a pouco vão admitir um deus, não por forças místicas, mas porque as equações derramam nisso aí. A Arte hoje em dia é uma arte de declamação e falha, inclusive, nisso, porque é adornada, decorada com artificiozinhos. Pegue qualquer pintura: ela não é a síntese da nossa existência resolvida nem a problemática da nossa existência por resolver.”