Sua idade pode ser menor do que você pensa
É possível diminuir sua idade com uma boa alimentação, exercícios e qualidade de vida. Faça o teste e descubra quantos anos você tem, de acordo com seus hábitos do dia a dia
Os avanços da medicina permitem aumentar a expectativa de vida das pessoas com tratamentos e remédio. Porém, mesmo vivendo mais, as pessoas têm medo de passar seus últimos anos com doenças degenerativas, como o Alzheimer. Por isso, mais importante do que viver mais tempo é viver com qualidade e naturalmente, o que garante alguns aniversários a mais. Essa é a ideia do jornalista Dave Bunnell e do médico cardiologista Frederic Vagnini, que uniram seus conhecimentos sobre nutrição e bem-estar e escreveram o livro Diminua sua idade (Editora Best Seller), lançado na semana passada no Brasil.
O livro foi baseado num programa de saúde de mesmo nome, criado pela dupla, que visa a desacelerar e até a reverter o processo de envelhecimento. Para diminuir a idade, dizem os autores, é preciso dar atenção a quatro fatores: alimentação saudável, bom condicionamento físico, qualidade de vida e um bom acompanhamento médico (confira no final do texto um teste pelo qual é possível saber quantos anos a menos de sua idade biológica você tem, de acordo com os hábitos diários).
“Durma, faça sexo e ria” é a primeira dica dos escritores. Segundo eles, metade das pessoas que mora em cidades industrializadas sofre de privação de sono crônica. E dormir melhora o humor, a capacidade cognitiva, de comunicação, a produtividade, o sistema cardiovascular e imunológico. O livro traz a informação do British Medical Journal de que os homens que têm orgasmos mais de duas vezes por semana têm 50% menos chance de morrer prematuramente do que aqueles que têm orgasmos menos de uma vez por mês. As mulheres, quando estão satisfeitas com a vida sexual, também vivem mais.
Entre as dicas que Bunnell e Vagnini dão para uma alimentação saudável estão: adorar comer ao mesmo tempo em que se aprende a comer menos, “tornar o iogurte parte do seu mundo” e “fugir do açúcar como o diabo foge da cruz” – segundo eles, uma “droga viciante” que causa envelhecimento precoce e doenças como o diabetes. O iogurte natural tem uma posição privilegiada, diz Bunnell em entrevista à ÉPOCA, pois favorece um bom funcionamento da flora intestinal. “Eles também ajudam a aliviar a ansiedade, contribuem para a digestão e absorção de gorduras e carboidratos, previnem ou combatem infecções bacterianas, melhoram o sistema imunológico e têm até se mostrado eficazes em diminuir o número de gripes que você pega”, afirma.
Segundo Bunnell, se você está cansado o tempo todo, não tem tempo para controlar seu peso ou simplesmente não se sente bem em relação a você mesmo, é hora de diminuir sua idade. A seguir, responda as questões do teste e descubra se você está seguindo uma rotina que lhe permite um corpo mais jovem.
Clique aqui para fazer o teste na página da revista
(Fonte: Revista Época)