quinta-feira, 23 de julho de 2009

Pós-Graduação. Qual a melhor?


A caminho do sucesso profissional

Cursos de especialização são ideais para quem busca aperfeiçoamento e ascensão na carreira.
São mais de 8.800 disponíveis no Brasil.


Por Márcia Vilas Boas

É certo que alguém que pretenda subir na carreira deve sempre investir em educação. É que o perfil do mercado de trabalho mudou muito nas últimas décadas. Hoje, não basta ao indivíduo ter só a formação acadêmica, é necessário acrescentar a ela diferenciais como um bom curso de pós-graduação e de idiomas.

Também conhecido como especialização, os cursos de pós-graduação lato sensu estão entre os mais procurados por quem deseja dar continuidade aos estudos e aprofundar conhecimentos em uma determinada área. Com duração de um a dois anos, são oferecidos por instituições de ensino ou por organizações profissionais ou corporativas. Em qualquer uma é necessário apresentar diploma de graduação reconhecido pelo MEC. O processo seletivo inclui entrevista e apresentação de currículo. Algumas instituições adotam ainda que medem o conhecimento que o candidato tem de sua área de atuação e sua maturidade profissional.

Formada em Comunicação Social há cinco anos, a jornalista Carina Eguia Ceschini é aluna atualmente do curso de Comunicação Corporativa da Universidade Anhembi Morumbi. “Escolhi esta pós porque tem um perfil bastante dinâmico e mercadológico, relacionando a prática com as teorias dos principais pensadores da comunicação e filósofos modernos. Além disso, estou convencida de que o curso ajudará a impulsionar minha carreira, principalmente porque trata de problemáticas atuais do setor da comunicação, como o crescimento das redes sociais e dos blogs, como resultado da democratização da internet”, destaca.

A exemplo da jornalista, milhares de estudantes ingressam todos os anos nos mais de 8.800 cursos de lato sensu existentes no País. Contudo, especialistas recomendam que haja cuidado na hora da escolha. Ter certeza do que se pretende, assim como da credibilidade da instituição escolhida são fundamentais para um bom aproveitamento e, consequentemente, para o sucesso.

Para falar um pouco sobre essas escolhas e também sobre as carreiras mais promissoras, a Folha ouviu o especialista Constantino Cavalheiro, diretor da Catho Educação Executiva.

A escolha

FSP - Quais as carreiras em destaque no Brasil no momento?

Cavalheiro - Carreiras de tecnologia de informação e inovação e carreiras nas áreas comerciais. Estão em ascensão aquelas relacionadas com o meio ambiente, sustentabilidade e energia; relacionadas com qualidade de vida, como saúde, turismo, entretenimento e planejamento financeiro; relacionadas com desenvolvimento de carreira, educação continuada e aconselhamento, e carreiras na área de marketing digital.

FSP - Qual a importância da educação continuada na formação profissional de um indivíduo?

Cavalheiro - Investir no capital intelectual sempre é um grande diferencial. Cursos de idiomas e pós-graduação são ótimas alternativas para quem já está com o diploma universitário nas mãos e deseja subir mais degraus na carreira. No entanto, o profissional não deve se limitar apenas a obtenção de um certificado, mas sim a tudo que uma determinada especialização poderá acarretar na sua carreira. Deve ser considerado, entre outros aspectos, qual resultado ele conseguirá trazer para sua empresa a partir dos conhecimentos obtidos. Na prática, ter diferenciais significa oferecer ao mercado de trabalho competências e habilidades normalmente escassas e que irão somar de maneira significativa para o crescimento das empresas.

FSP - Como escolher um curso que se alinhe melhor às necessidades do mercado?

Cavalheiro - Fazer uma boa pesquisa sobre a profissão que se pretende seguir e suas tendências; verificar se está de acordo com suas aptidões e refletir até que ponto aquele trabalho lhe trará satisfação e realização. Feito isso, deve-se verificar quais instituições oferecem esses cursos e escolher uma com reconhecimento. Independentemente da área escolhida, uma boa faculdade sempre ajudará no início da carreira. Um bom caminho é analisar rankings publicados por revistas e jornais reconhecidos; visitar o site do MEC, que apresenta classificações de faculdades; pesquisar um pouco do mercado com empregadores conhecidos; atentar aos meios de comunicação: são abordados especialistas de faculdades que têm boa aceitação social; buscar dicas com parentes e amigos mais experientes, que podem mostrar alternativas. Todos esses pontos são importantes não devendo confiar em apenas um isoladamente. O conjunto de todos esses dados ajudará chegar a uma conclusão. Além de pesquisar estes aspectos, deve ter atenção ao programa da faculdade e ao corpo docente, para ver se condiz com suas expectativas.

FSP – Uma tendência crescente são os MBAs. Qual o momento ideal para cursar um?

Cavalheiro - Sempre é bom investir em educação continuada e não há uma idade exata para realizar um MBA. No entanto, é importante que o candidato já possua alguns anos experiência profissional para que obtenha um melhor aproveitamento neste programa. Como um MBA geralmente requer um investimento maior, é importante que a pessoa pesquise o programa mais indicado para seu projeto de carreira.


Nenhum comentário: