segunda-feira, 1 de junho de 2009

Saia da rotina no Dia dos Namorados


Passeios pelo interior paulista ou por destinos um pouco mais distantes são ideais para agradar o parceiro 

Por: Márcia Vilas Boas

 

Quem planeja passar o Dia dos Namorados longe do agito da capital tem mais um bom motivo para escolher um dos muitos destinos agradáveis que o Estado de São Paulo abriga. É que este ano o 12 de junho é precedido pelo feriado de Corpus Christi, ou seja, ótima oportunidade para fazer uma viagem romântica e passar quatro dias inteiros a dois.

Situada a 270 quilômetros da capital, Torrinha é um achado para quem curte a natureza. A cidade exibe como primeiro atrativo sua cuesta – relevo que encanta os geógrafos, mas ainda pouco conhecido e valorizado pelo público. Escarpas abruptas de um lado e suaves do outro lembram a silhueta das chapadas e são entremeadas, aqui e ali, por formações estranhas.

Uma dessas formações é o segundo atrativo de Torrinha, responsável por seu nome. A pedra pode ser avistada de longe e, é claro, tem forma de torre. Mas os programas locais vão muito além: a cidade contabiliza 34 cânions, 58 cachoeiras e várias trilhas que passam por cânions, cachoeiras, morros, vales e mata.

O município também abriga diferentes tipos de artesanato. As principais técnicas e produtos encontrados são crochê, tricô, pintura sobre tecidos, costura, bordados variados, tapeçaria, renda turca, macramé, alimentos caseiros (licores, geléias, compotas, doces, queijos), entre outros.

Localizada a 1000 metros de altitude, entre as cidades de Brotas (norte) e Santa Maria da Serra (sul), Torrinha possui clima tropical, com temperatura média de 22ºC, ideal para um jantarzinho a dois regado por um bom vinho.

Outra boa opção de passeio para o Dia dos Namorados é o Circuito das Águas, que compreende as estâncias de Amparo, Serra Negra, Socorro, Lindóia, Águas de Lindóia, Jaguariúna e Pedreira, e está localizado na Serra da Mantiqueira, entre vales cobertos de muito verde.

Com ampla infraestrutura hoteleira de serviços, as estâncias oferecem aos turistas animados centros de lazer. As águas da região, conhecidas internacionalmente por seus poderes terapêuticos, são um dos atrativos do circuito, além de belas paisagens naturais, com vales, cachoeiras, fontes de água potável e clima agradável.

A cidade de Águas de Lindóia, por exemplo, atrai cerca de 1 milhão de turistas ao ano, que chegam em busca das várias opções de esportes e lazer e da vida tranquila preservada na paisagem e arquitetura locais.

 

Mais longe

Outros destinos um pouco mais distantes também são boa pedida, especialmente se os namorados aproveitarem os roteiros já traçados por operadora de turismo, que cuidam de todos os preparativos, como transporte aéreo ou rodoviário, hospedagem e passeios.  

Gramado, no Rio Grande do Sul, é um deles.  Há pacotes para lá que incluem transporte aéreo, translado aeroporto/hotel, hospedagem e atividades como passeios pela cidade e pela vizinha Canela, com visita aos principais pontos turísticos. Como opcional, pode-se ainda visitar a Região da Uva e do Vinho, berço da colonização italiana no Rio Grande do Sul, que inclui cidades como Caxias do Sul e Bento Gonçalves.

Caldas Novas, em Goiás, também é bastante disputada. Os pacotes em geral incluem transporte em ônibus executivo com serviço de bordo e guia acompanhante, hospedagens com meia pensão e visitas ao Jardim Japonês, à Lagoa de Pirapitinga e à Igreja de N.Sra. das Dores. Os casais ainda têm tempo livre para ir às compras e usufruir os famosos doces da região e as pedra semipreciosas, uma das riquezas do Estado de Goiás.

 

Nenhum comentário: