segunda-feira, 1 de junho de 2009

Dietas rápidas funcionam sim

Para perder peso, às vezes é preciso cortar drasticamente as calorias consumidas, defende a nutricionista americana Susan B. Roberts


Quem é que nunca brigou com a balança? Atire a primeira pedra quem nunca passou pelo menos um dia inteiro ingerindo somente líquidos para entrar à noite numa calça ou vestido. Pois é, existem tantas dietas e todas prometem a mesma coisa: o fim das gordurinhas tão indesejadas. Mas será que uma dieta tão rápida ou radical realmente resolve? 

Aprendemos desde cedo que dietas que prometem a perda de peso em poucos dias são ou mentirosas ou perigosas para a saúde. Mas estudos recentes sugerem que uma rotina alimentar de duração rápida e baseada no consumo de pouquíssimas calorias por dia pode funcionar de maneira saudável e eficaz. “É possível conseguir todos os nutrientes que o corpo precisa com apenas 1200 calorias por dia, desde que a pessoa tenha bom senso”, afirma Susan B. Roberts, nutricionista e psiquiatra americana que escreveu o livro The Instinct Diet (A Dieta do Instinto, ainda sem tradução para o português). 

Susan acredita que as dietas-relâmpago falham por dois motivos: ou a pessoa não se alimenta de forma adequada, e acaba perdendo muita água e músculos ao invés de queimar gordura, ou sente tanta fome que acaba trapaceando. “O mundo em que vivemos tem uma abundância de comidas pouco saudáveis, e o nosso instinto é comer o que temos à disposição”, diz a nutricionista. 

Para ter sucesso ao tentar perder peso, o segredo seria justamente agir a favor dos nossos instintos. “O maior erro é que as pessoas tentam ser firmes e aguentar a fome, quando na verdade deveriam preveni-la”, diz Roberts. Alimentos ricos em fibras são os mais recomendados para saciar o apetite. “Eu recomendo cereais com muitas fibras, leite e iogurte desnatados, carnes magras como peito de frango e peixes brancos, frutas como maçãs e muitos vegetais verdes”, diz Roberts.


Confira abaixo os alimentos que ajudam a prevenir a fome.


Cereais ricos em fibras, coalhada desnatada, saladas 


São ricos em fibras



Vegetais verdes crus som molho pouco calórico

 

O volume é grande, e existem diversas tipos para escolher


 

Vegetais cozidos como brócolis, cogumelos e abobrinha


O volume é grande e têm muitas fibras


 

Peixes brancos como haddock e bacalhau


Têm poucas calorias mas muitas proteínas



Maçãs


São doces e dá para levar na bolsa. São ricas em fibras e têm poucas calorias


 

Morangos e amoras

 

São ricos em fibras. Congelados ficam uma delícia



Pão integral


São ricos em fibras e saciam mais





Nenhum comentário: