Há de se entender que os amigos não nos trazem só alegria. E esse é o maior desafio, aceitar que a amizade não é só pra horas boas.
Há de se aceitar que se pode ter amigos diferentes de nós, em raça, religião, temperamento, criação, cultura. Isso, na verdade, é importante porque nos permite aprender coisas novas.
Há de se saber que as regras principais da amizade são o respeito, a consideração, a tolerância e a humildade.
A consideração é um fator muito importate. Não adianta sermos tudo de bom para alguém e nos momentos mais delicados e necessários, não termos a consideração que se resume na atenção devida.
Espera-se mesmo que a amizade, como qualquer outro sentimento, seja uma via de mão dupla. Não existe a possibilidade de só darmos, sem jamais recebermos, e ainda assim sermos realizados nesse sentimento.
Não se trata de um "toma lá dá cá", mas se trata de um "eu me lembro quando eu precisei e você esteve comigo, portanto agora você precisa e eu estou aqui". E isso há de ser feito com um sorriso nos lábios e muito amor no coração.
A tolerância talvez seja a parte principal. Há de se entender que nenhum ser humano vive em total estado de bom humor a vida toda. Haverá dias em que os ânimos não estarão bons, o coração de um deles não estará bem. Isso sem contar que as pessoas em geral têm os mais diversos tipos de temperamentos e de atitudes.
Há de se saber que para se ter um amigo, alguns momentos desagradáveis dele teremos que suportar, passar por cima mesmo, ignorar, sabendo inclusive que ele em algum instante fará o mesmo por nós, se for amizade verdadeira o que ele sente.
Há de se saber aceitar e entender que a perfeição em termos de ser humano não existe. Cometemos todos, diversas vezes, falhas enormes. Nenhum de nós é o rei da verdade, nenhum de nós está certo o tempo todo. Em algum momento, o nosso amigo é que será a parte certa, e por mais que o nosso orgulho nos impeça de dizer, teremos que aceitar.
A humildade há de precisar estar presente sempre. Amigos que não convivem com isso, dificilmente conseguirão levar uma amizade avante. Há de se ter humildade pra dizer coisas simples como:
Eu não sei, você me ensina?
Eu não consigo, você me ajuda?
Eu não posso, tenho medo, você vai comigo?
Eu errei, me perdoa?
Eu me arrependi, você me desculpa?
Eu não fui fiel a você, me dá outra chance?
Eu disse o que não devia, você pode esquecer?
Eu ando negligenciando nossa amizade, você me permite recuperar esse tempo perdido?
Ser humilde numa amizade não significa se humilhar, significa provar ao outro o seu grau de importância na nossa vida.
Por fim, uma amizade há de ter altos e baixos. Sim, há de atravessar furacões, cair em abismos, se despedaçar... Mas se for amizade de verdade, há de voltar envolta em ferimentos, apoiada numa bengala, sangrando até ... E há de encontrar o seu companheiro com o curativo nas mãos, amor no coração e disposto a dar o perdão!
Ser amigo é todos os dias aprender alguma coisa nova. É sempre ter algo de que se arrepender por alguma coisa que se deixou de fazer.
Ser amigo é principalmente dividir uma emoção, saber acalentar um coração e deixá-lo voar pra longe de nós quando ele precisar.
Ser amigo é especialmente se recolher num cantinho e esperar esse coração voltar pra nós no momento que ele achar que é bom.
Nenhum comentário:
Postar um comentário